O 8º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano comemorou seus 55 anos de fundação na última quinta-feira, dia 3. O evento foi realizado no salão nobre do Corinthians e reuniu várias autoridades e convidados. A anfitriã, tenente-coronel Adriana Kimie Ogasawara, comandante do 8º BPM/M, recepcionou a todos em grande estilo. O jubileu de ametista do batalhão contou com a participação da banda da Polícia Militar. Um dos pontos altos da festa foi a outroga da Medalha Cinquentenária.
Entre os presentes, estiveram o coronel Mello Araújo, vice-prefeito de São Paulo; coronel Reges Meira Peres, comandante da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar; coronel Caio Marcos de Oliveira, comandante do Policiamento Metropolitano de São Paulo; coronel Alex dos Reis Asaka, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 11; a vereadora Edir Sales; o delegado titular da 5ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, José Aparecido Sanches Severo; o superintendente da Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo, Dr. Paulo Matsuda; entre outros.
Uma das homenagens que ganhou destaque na festa foi a entrega à anfitriã de uma camisa oficial do Corinthians, entregue pelo presidente do clube, Osmar Stábile. A camisa é de número 8, simbolizando o número do batalhão, e tem a inscrição Adriana Kimie.
HISTÓRIA
O 8º BPM/M é considerado um dos batalhões mais antigos da região e tem uma história marcada por mudanças e adaptações ao longo do tempo. Inicialmente conhecido como 30º Batalhão de Polícia Militar, teve seu primeiro endereço na Avenida Angélica, em Higienópolis. Posteriormente, se instalou em um prédio na Avenida Celso Garcia. Desde 1975, o batalhão ocupa o prédio da Rua Vilela, 331.
Atualmente, o 8º BPM/M é responsável pela segurança de parte da Zona Leste de São Paulo, uma área onde vivem cerca de um milhão de pessoas, abrangendo os bairros do Tatuapé, Parque São Jorge, Vila Carrão, Vila Matilde e Vila Formosa, além de contar com a Companhia de Força Tática.




