O 8º Batalhão da Policia Militar, criado em 1970, comemorou os seus 53 anos na última sexta-feira, dia 14. A celebração solene, com direito a bolo, reuniu policiais no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret).
REVISTA À TROPA
Durante o evento, a tenente coronel Adriana Kimie Ogasawara, comandante do batalhão, passou em revista à tropa e falou sobre o orgulho de fazer parte do 8º BPM/M e de sua importância histórica para o policiamento da cidade.
HELICÓPTERO
O evento contou com a participação de grande parte do efetivo do batalhão, que soma 746 policiais militares. O helicóptero Águia da PM também foi levado ao local. Ao final da cerimônia, os policiais saíram em mais uma operação conjunta.
INDICADORES CRIMINAIS
Para a tenente coronel Kimie, o objetivo das operações é o de combater os indicadores criminais e intensificar o policiamento na região que o batalhão atende. O 8º BPM/M é subordinado diretamente ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-11) e responsável por cinco Companhias: 1ª Cia. – Tatuapé, 2ª Cia. – Vila Carrão, 3ª Cia. – Vila Matilde, 4ª Cia. – Vila Formosa, 5ª Cia – Parque São Jorge, 6ª Cia – Penha/Cangaíba e Cia. de Força Tática – sediada no Tatuapé e que abrange toda a área do 8º BPM/M.
ÁREA DE 28 QUILÔMETROS
O batalhão é responsável por uma área de aproximadamente 28 quilômetros quadrados, que tem uma população estimada em 500 mil habitantes. A sede do 8º Batalhão está localizada na Rua Vilela, 307, Tatuapé.
CIÊNCIAS POLICIAIS
Para a tenente coronel Kimie, o objetivo das operações é o de combater os indicadores criminais e intensificar o policiamento na região que o batalhão atende. O 8º BPM/M é subordinado diretamente ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-11) e responsável por sete Companhias: 1ª Cia. – Tatuapé, 2ª Cia. – Vila Carrão, 3ª Cia. – Vila Matilde, 4ª Cia. – Vila Formosa, 5ª Cia – Parque São Jorge, 6ª Cia – Penha/Cangaíba e Cia. de Força Tática – sediada no Tatuapé e que abrange toda a área do 8º BPM/M.
COMPANHIA DE DIVERSÕES PÚBLICAS
Quando foi criado, em 14 de julho de 1970, o local recebeu a denominação de 30º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro comandante o tenente coronel Agrinaldo Malta Azevedo. O batalhão era composto de tropa para policiamento normal e uma Companhia de Diversões Públicas.



