Celso Garcia: mudança no trânsito é gradual

Celso Garcia: mudança no trânsito é gradual

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deu início, na última segunda-feira, dia 11, à implantação de nova sinalização de trânsito no corredor da Avenida Celso Garcia. A ação tem como objetivo estabelecer regras para que outros veículos, além de ônibus, possam circular no sentido centro. As primeiras alterações que podem ser vistas estão na pintura do solo, com a remoção das faixas contínuas em alguns pontos e a criação de novas faixas em outros. Na continuidade do processo, o órgão deverá investir na colocação de placas e retirada das antigas, como aquelas de proibição da circulação de carros.

De acordo com gerente Leste da CET, Alexandre Francisco Trunk, as mudanças irão ocorrer desde a Avenida Airton Pretini, na Penha, até a Rua Marcos Arruda, no Brás. Segundo Trunk, a avenida terá aproximadamente 20 pontos de travessia. Ele disse, também, que a Prefeitura deverá instalar mais radares ao longo das pistas e a velocidade passará a ser de 40 km/h para toda a Celso Garcia. Com a aplicação do plano, as conversões à esquerda vão ficar proibidas.

Duas faixas serão destinadas ao sentido centro, uma para ônibus e a outra para os demais veículos, com regras pré-definidas para caminhões. No sentido bairro, serão três faixas, sendo duas para carros e outros veículos e uma exclusiva para ônibus.

Implantação terá de ser completa”

Na reunião do Conseg do Parque São Jorge os moradores questionaram se a CET irá reavaliar o trânsito nos cruzamentos da avenida, pois em muitas ruas há congestionamentos quando os motoristas tentam atravessar a Celso Garcia. Rogério Félix Martins, por exemplo, apontou para o problema das conversões. “Os agentes terão de manter uma fiscalização rígida, pois muitos condutores desrespeitam as leis de trânsito e podem causar acidentes”, avisou.

Para Martins, também, a Companhia de Tráfego terá de verificar o posicionamento dos semáforos de pedestres e dos pontos de ônibus. “Se com os ônibus alinhados um atrás do outro, já fica difícil atravessar a avenida, imagine com outra faixa de carros parados em horário de pico?”, perguntou.

A preocupação dele se estende a outros moradores que querem saber, ainda, quanto tempo a CET irá demorar para implantar todo o sistema de alterações. Isso porque a Celso Garcia só poderia ser ocupada por carros até o centro com a garantia da sinalização e da segurança na circulação.

Por enquanto, a CET não se posicionou oficialmente. Só é possível adiantar que os motoristas terão de esperar toda a implantação antes de dirigir até o centro.

Deixe um comentário

*