• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Tatuapé & Região Cotidiano

Tatuapé não está nos projetos para ter semáforos inteligentes

Autossuficiente, tecnologia avalia a fluidez e controla o tempo dos semáforos

21/05/2021
emCotidiano, Tatuapé & Região, Trânsito / Viário
Reading Time: 3 mins read
0
Tatuapé não está nos projetos para ter semáforos inteligentes
7
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Acostumado a uma grande circulação de carros e pedestres, principalmente junto aos shoppings, comércios de rua, serviços, escolas e universidades, o Tatuapé teve várias calçadas reformadas pela Prefeitura, inclusive com a implantação do piso tátil, direcionado às pessoas de baixa visão ou cegas. Essa preocupação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, no entanto, não teve continuidade em relação à implantação de semáforos sonoros. O bairro recebeu o projeto “Travessia segura”, próximo ao Shopping Boulevard Tatuapé, em 2019, mas os equipamentos não, como estava previsto em estudos de 2015.

CRUZAMENTOS DA ZONA SUL

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) os semáforos para pessoas com deficiência foram instalados em alguns cruzamentos da Avenida Sumaré, e nas regiões do Brooklin e Chácara Santo Antônio.

VejaTambém

Explosão destrói depósito clandestino de fogos

DELEGACIA DA MULHER: Boletim de Ocorrência é o melhor caminho para rompimento do ciclo da violência doméstica

Programa de Defesa Pessoal atende 920 mulheres em seis meses em SP

SUAS FINANÇAS: Veja dicas para usar bem o seu 13º salário

PUBLICIDADE

‘ROTAS DE ACESSIBILIDADE’

Conforme o órgão, existe um estudo para a ampliação do uso desse equipamento em outras áreas da cidade, as chamadas “Rotas de acessibilidade” nas regiões da Vila Clementino, Barra Funda, Marechal Deodoro, Ipiranga, Centro e Linha Azul do Metrô. Para a CET, essas rotas conectam as instituições frequentadas por pessoas com deficiência visual, com o transporte público e polos de atração da região. Correlacionado à segurança dos pedestres e à maior fluidez do tráfego, a reportagem questionou a Companhia de Tráfego sobre a possível implantação de semáforos inteligentes na região.

AUTOSSUFICIENTE

Essa tecnologia possui um sistema autossuficiente, portanto capaz de entender o fluxo de veículos, aumentando ou diminuindo o tempo dos semáforos. O tempo dos equipamentos é definido pelas informações armazenadas, que já conhecem os fluxos e os horários de tráfego mais intenso da região. Além de “ler” o trânsito, os aparelhos possuem aviso sonoro, sendo possível ouvir o momento em que o farol abre para pedestres e o momento em que ele está prestes a fechar, tornando o cruzamento mais seguro. O sistema também consegue detectar ambulâncias para garantir agilidade no transporte de vítimas de acidentes.

SISTEMA SEMCO

A respeito do Tatuapé ser beneficiado com esse modelo mais moderno, a CET informou que o início dos sistemas de controle de tráfego por computador teve sua implantação no ano de 1982 com o Sistema Semco (Semáforos Coordenados por Computador), com cerca de 470 cruzamentos interligados a uma única central de controle de tráfego.

IMPLANTAÇÃO DO CTA

A evolução deste sistema ocorreu a partir de 1997, com a implantação do projeto CTA (Central de Tráfego em Área) por meio do qual foram estruturadas cinco centrais de controle, geograficamente distribuídas de forma a atender às regiões da cidade, num total de 1.002 cruzamentos operando em tempo real com o apoio de câmeras de monitoramento de tráfego.

SISTEMA DE CONTROLE

O órgão revelou, ainda, que a estrutura básica de um sistema de controle de tráfego em tempo real é composta por um banco de dados contendo os desenhos físicos e de lógica
das redes de semáforos, uma rede de comunicação entre os equipamentos, sistemas de leitura de fluxo e ocupação veiculares. Para a região do Tatuapé, a CTA está localizada na Rua Francisco Marengo.

CET NÃO DISSE QUANTO CUSTA

No quesito custo de implantação do semáforo inteligente, a CET preferiu não se ater a valores. Informou existirem muitas variáveis, como análise da geometria do local, fases para compor o sistema, possibilidade de enterramento dos fios e se haverá interligação com outros semáforos.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4107 Compartilhamentos
    Compartilhar 3109 Tweet 416
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    522 Compartilhamentos
    Compartilhar 209 Tweet 131
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1623 Compartilhamentos
    Compartilhar 1405 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    356 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    326 Compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    352 Compartilhamentos
    Compartilhar 158 Tweet 81
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    290 Compartilhamentos
    Compartilhar 116 Tweet 73
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    276 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.