Infelizmente as novas linhas do Metrô estão atrasadas ou em processo de paralisação por conta da troca de consórcios por novas empresas. Aliás, a Linha 6-Laranja, por exemplo, está com seu processo na Justiça. Conforme o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a antiga concessão, da qual participavam as empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC, foi transferida para a construtora espanhola Acciona.
ORÇADA EM R$ 8 BILHÕES
Assim, orçada em 8,1 bilhões, a linha, com 34,1 km e 33 estações, segue da Brasilândia, na Zona Norte, em direção ao Jardim Marília, na Zona Leste. Além disso, entre as estações apresentadas no mapa estão: Higienópolis-Mackenzie, 14 BIS, Bela Vista e São Joaquim, no seu primeiro trecho. Depois, no segundo, vêm mais 13 estações, Aclimação, Henry-Ford-Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Jardim Marília-Cidade Líder.
RAMAL ANÁLIA FRANCO
Do mesmo modo, como um efeito cascata, a estação Anália Franco, que faz parte da Linha 2 – Verde, bem como muitas outras da Zona Leste vão atrasar. Por conseguinte, de acordo com relatório da Companhia do Metropolitano, divulgado em março deste ano, o processo é o de que o trecho Vila Prudente-Vila Formosa talvez comece a operar a partir de 2025. Já o trecho Vila Formosa-Penha, a partir de 2026. Entre a Penha e a Dutra a situação é mais grave, pois entrou em estágio de reprogramação.
MAIS ESTAÇÕES
A princípio, o projeto da Linha 2 – Verde terá 13,5 km e 12 estações, ligando as regiões da Vila Prudente e Dutra. Desse modo, as estações serão: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira e Paulo Freire. Ao propósito, o orçamento previsto desta linha era de R$ 8,1 bilhões. Ademais, as linhas serão de metrô convencional e está prevista a interligação da Linha 2 – Verde com a Linha 3 – Vermelha, na estação Penha.
EXPECTATIVA
Ao mesmo tempo, pelo projeto apresentado, a Linha 15 – Prata será uma extensão da Linha 2 – Verde, a partir da estação Vila Prudente. Esta última, também servirá de interligação para o ramal em monotrilho, já em construção em direção à Cidade Tiradentes.
NOVIDADE
Outra novidade é que, no futuro, a Linha 2-Verde fará integração com a Linha 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a Linha 18-Bronze na estação Tamanduateí.
Sera duas linhas pelo Anália franco a verde em extensão, que vai para estação vila formosa e jardim textil
E a laranja que passará por baixo no Anália franco e depois irá para Montemagno e Renata. Mas parece que essa linha esta na justiça
Informação de 2020. Documentos do próprio Metrô.
Tá tudo errado essa matéria. A Estação Anália Franco será da Linha 2 Verde e as obras já estão sendo iniciadas. O projeto antigo falava que seria uma extensão da linha verde e chamaria linha branca, mas não é verdade mais. A linha 15 nem é chamada “Branca” e sim Prata, e já existe como Monotrilho. Tem que atualizar toda reportagem. Sugiro que olhem o Relatório de Expansões no site da Transparência do Metrô.
A estação Anália Franco no futuro terá interligação com a linha 16, e não 15. Mais um erro do jornalista.
A reportagem está toda errada. A linha 15 é a linha prata e não Branca, e não faria nenhuma ligação com a Estação Anália Franco. Além disso, a Estação Anália Franco faz parte da Linha 2 Verde, e já tem obras iniciadas. Terá uma ligação com a linha 16. Sugiro que verifiquem o Relatório de Expansões no site da Transparência do Metrô.
Anália Franco, por enquanto só início das perfurações e estudos geológicos.
Esse material esta todo desatualizado, deve ser de 2008. Por favor, corrigir