A Linha 15-Prata do Metrô, em sistema de monotrilho, passou a contar com quatro novas estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
Agora, a Linha 15 passará a ter 7,8 km de extensão, ligando a Vila Prudente (integração com a Linha 2-Verde) à Vila União. Já a rede de Metrô de São Paulo terá 89,8 km e 79 estações. Mais quatro estações deverão, até junho, estar entregues: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
As quatro novas estações estão abertas de segunda a sexta, das 10 às 15 horas, no formato de Operação Assistida, sem cobrança de tarifa. O usuário poderá embarcar gratuitamente nas novas paradas e seguir até Oratório, onde será orientado a desembarcar e acessar a área paga, caso queira seguir viagem até Vila Prudente.
Esse modelo de operação segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô e deve ser ampliada gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, como em toda a rede. A metodologia consiste na apresentação da estação aos passageiros, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais.
ESTRUTURA
Utilizando um conceito arquitetônico leve, que busca a menor interferência possível na paisagem local, as novas paradas seguem o padrão observado nas estações Vila Prudente e Oratório. Todas ficam elevadas a cerca de 16 metros de altura, no canteiro central da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
O projeto da Linha 15 englobou a implantação de ciclovia por todo o trecho, cercada por um projeto paisagístico com jardins que revitalizarão a via e devem se tornar uma opção de lazer aos moradores da região.
Também foram instalados postes com luminárias de LED em todo o espaço. A ciclovia e o jardim se juntam ao já existente implantado pelo Metrô entre Vila Prudente e Oratório, acompanhando todo o traçado do monotrilho por seus 7,8 km de extensão.
PRIMEIRO MONOTRILHO DO BRASIL
Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e conectará as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos da Grande São Paulo. O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional, pois os trens são operados de modo totalmente automático e trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem.
A implantação da linha tem o custo de R$ 5,2 bilhões e compreende a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial (antiga Iguatemi), além do Pátio de Manutenção Oratório, a compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle, e três novos terminais de ônibus na região da Vila Prudente.
Em operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório, o ramal permite a integração gratuita com a Linha 2-Verde, proporcionando acesso a uma rede de 351 km de trilhos, em 23 municípios, cobrando uma única tarifa. As colunas e vigas que compõem a via estão instaladas até e região do Jardim Colonial.
Até junho, serão abertas as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho até a estação Jardim Colonial será entregue em 2021. Quando pronto, o trecho de Vila Prudente a Jardim Colonial atenderá quase 400 mil pessoas por dia.