Nas semanas anteriores, não só a cidade, mas principalmente a Zona Leste, teve uma amostra dos problemas que estão por vir com as chuvas de verão. Exemplo foi o temporal que caiu na tarde do dia 8 de novembro. Foram 11 pontos de alagamento na região e entre os bairros atingidos estavam parte da Mooca, Tatuapé, Aricanduva, Tiquatira e Itaquera. A Radial Leste ficou interditada nos dois sentidos na altura do viaduto Guadalajara e vários pontos de alagamento foram registrados ao longo da avenida, o que complicou a volta para casa em razão dos longos congestionamentos.
Com o objetivo de minimizar os transtornos e evitar grandes acidentes, o prefeito Gilberto Kassab publicou no dia 1º de novembro a portaria 1143/2012, que regulamenta e coloca em prática o “Plano Chuvas de Verão 2012/13”. Com vigência até o dia 15 de abril, o plano poderá ser prorrogado e ser colocado em ação quando necessário.
AÇÃO CONJUNTA
Coordenado pela Defesa Civil, a operação envolve os órgãos participantes do Sistema Municipal de Defesa Civil. São eles: Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Guarda Civil Metropolitana e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras (Centro de Controle Integrado 24 horas e Assessoria Técnica de Obras e Serviços), Secretaria Municipal de Transportes (Companhia de Engenharia de Tráfego e São Paulo Transportes), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Centro de Gerenciamento de Centro de Gerenciamento de Emergências- CGE), Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Habitação, Comunicação, Verde e Meio Ambiente, Educação, e de Serviços; além do Corpo de Bombeiros Metropolitano e órgãos importantes, externos ao sistema, como AES Eletropaulo e Sabesp.
INFORMAÇÕES
A Defesa Civil possui a Central de Atendimento (telefone 199), que funciona 24 horas, para casos de emergência, para apoio e orientação, e coloca a disposição orientações de segurança através do site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/. Para conferir as condições meteorológicas e a previsão do tempo, os munícipes podem acessar o site do CGE: http://www.cgesp.org/v3/.

