Zona Leste: Nova iluminação para a Copa

Zona Leste: Nova iluminação para a Copa

A Secretaria de Serviços de São Paulo, por meio do Departamento de Iluminação Pública – Ilume), inicia amanhã, 12, segunda-feira, uma jornada de entregas à população de novos pontos de iluminação e modernização de luminárias em diversos locais estratégicos para os jogos da Copa 2014, como o Parque do Carmo, centro de Itaquera e diversas vias de acesso ao Estádio Itaquerão.

As melhorias se estendem ainda pelas rotas de passagem das diversas zonas geográficas da cidade em direção ao estádio, incluindo-se aí as avenidas 23 dea Maio e Radial Leste, além de dezenas de terminais de ônibus e áreas próximas às estações do Metrô, que ganharam iluminação mais potente (com lâmpadas a vapor de sódio) e cerca de  1.500 instalações pedonais (voltadas para a iluminação da via de pedestre).

REVITALIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO
A programação de inaugurações do Ilume se inicia pela conclusão das obras de revitalização da iluminação pública no Parque do Carmo, um dos pontos de lazer mais valorizados pela população de Itaquera. Com área superior a 15 milhões de metros quadrados, o espaço passa a contar com 422 pontos de iluminação branca (com tecnologia multivapor), ante os apenas 60 até então instalados.

A revitalização compreende ainda 42 pontos de LED iluminados por energia solar, instalados estrategicamente em frente ao lado, considerado o espaço central do parque.

“Estamos trabalhando com afinco para tornar a região de Itaquera mais bela e confortável para os seus moradores e aos milhares de turistas que visitarão nossa cidade durante a Copa do Mundo”, enfatiza Simão Pedro, secretário de Serviços.

DESENVOLVIMENTO DO LOCAL
“Melhor iluminação significa também contribuir para o desenvolvimento social e econômico do local. E isso, certamente, é a maior vitória que podemos oferecer àqueles moradores”, conclui.

Segundo a moradora de Itaquera e frequentadora do parque desde a sua inauguração, a dona de casa Brasilina Pellicci Bighetti, as mudanças na iluminação já são sentidas em todo o bairro, tanto nos pontos mais centrais como em áreas periféricas. “Quem anda a pé ou de ônibus à noite em Itaquera, com certeza já percebeu uma maior sensação de segurança e conforto com a nova iluminação”, afirma.

Ainda para Madalena, a nova iluminação é um legado. “A modernização da iluminação do parque era um pedido antigo dos Conselhos. Podemos considerar que essa obra é um legado da Copa.”, completa.

Coordenada pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a revitalização tem um custo estimado em aproximadamente 2,6 milhões.

PASSARELA 100% ILUMINADA
Os logradouros que compreendem o entorno do Parque do Carmo – Avenidas Rio das Pedras, Afonso de Sampaio e Souza, Aricanduva (parte), Osvaldo Pucci e Fernando do Espírito Santo Alves Mattos e Ruas Guilherme da Cruz e John Speers (parte)- também serão contemplados com 235 ampliações e 26 remodelações (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio).

Ainda de acordo com a programação estabelecida, a região central de Itaquera (Praça Sem Nome em frente ao Hospital Waldomiro de Paula, Ruas Itagimirim, Padre Viegas de Menezes, Avenida José Pinheiros Borges, Praça Angelina da Silva Santos, Estacionamento na esquina da Rua Lagoa Salgada com a Rua Antônio Carlos de Oliveira César, Rua Sem Nome saindo da Rua Aureliano Barreiros, Praça Sem Nome na esquina da Rua João Radaic Benegulo com a Rua Dr. Aureliano Barreiros, Viaduto Presidente José Carlos de Figueiredo Ferraz, Terminal de ônibus, Praça da Estação e Avenida Gameleira Branca) ganhará 109 ampliações e 17 remodelações.

A passarela do metrô Itaquera, que faz a ligação com a Avenida Radial Leste e a Passarela Nova, também receberá 28 pontos de iluminação.

Deixe um comentário

*