Zeladoria na Praça Hélio de Oliveira é destaque

Zeladoria na Praça Hélio de Oliveira é destaque

Importantes para o equilíbrio ambiental nas cidades, as praças são refúgios verdes em meio ao concreto. Cada vez mais escassas, elas acabam por ter um papel muito importante através de suas árvores, que ajudam, por exemplo, a filtrar o ar, amenizar a temperatura, além de deixar os bairros mais harmoniosos e bonitos.

A responsabilidade da zeladoria destes espaços é da Prefeitura, que através das prefeituras regionais devem cuidar da saúde das árvores, do corte da grama, dos canteiros verdes, dos bancos e mesas quando há instalação, da iluminação e da limpeza em geral.

Mas, na prática, nem sem sempre é isso o que acontece. Tanto é, que a própria Prefeitura conta com um programa para adoção de praças e canteiros por pessoas físicas e jurídicas. Portanto, se você é síndico de um prédio, por exemplo, e tem uma praça em frente ao seu condomínio que não está com a manutenção em dia, você pode ir até a prefeitura regional do seu bairro e adotar este espaço público.

São várias espécies de plantas”

Há muitos anos os moradores do entorno da Praça Helio de Oliveira, no Tatuapé, cuidam deste espaço com muito zelo e carinho. No centro da praça há bancos que, cercados pelo verde, são um convite à contemplação das árvores e até mesmo para relaxar a mente. Os canteiros contam com várias espécies de plantas e flores, sendo que algumas chegam a se desenvolver através dos troncos das árvores.

Com toda esta diversidade, os pássaros adoram estar pelo local. A qualquer hora do dia é possível escutar os seus cantos e “conversas”. Tem até um suporte de madeira onde são colocados frutas e água só para eles.

Deixe um comentário

*