‘Território CEU Carrão’ – Obras no Tatuapé devem ser iniciadas em março

‘Território CEU Carrão’ – Obras no Tatuapé devem ser iniciadas em março

No dia 21 de janeiro, o arquiteto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Eduardo Martini, participou de uma reunião na DRE Penha, na Rua Apucarana, para falar sobre a implantação do “Território CEU Carrão” no Clube Escola Tatuapé. De acordo com o representante da Prefeitura, as obras devem ser iniciadas no fim de março com oito frentes de trabalho.

Com um orçamento previsto de aproximadamente R$ 40 milhões, o cronograma indica que tudo deve estar pronto entre 12 e 18 meses. “Aqui não haverá uma grande intervenção. Vamos revitalizar o espaço como um todo para abrigar os equipamentos de educação, cultura e esporte”, observou.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
O projeto ainda mantém a indicação de uma unidade do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – para que as crianças e adolescentes participem das atividades oferecidas no horário em que não estão na escola, além de espaço às escolas da região para a realização de atividades extraclasse.

Neste novo modelo, para evitar que haja interferência entre as atividades, a quadra de esporte é idealizada separada do teatro. “Assim evitamos que ocorra interferência de barulho em ambas as atividades. É bom dizer que os novos CEUs já estão aprovados na comissão de acessibilidade, ou seja, serão espaços também voltados às pessoas com algum tipo de deficiência, e toda a iluminação do ambiente será de LED.”

ÁRVORES RETIRADAS
Para dar lugar ao novo equipamento, 18 árvores devem ser retiradas. De acordo com Martini, haverá compensação ambiental com o plantio de 110 novas espécies. Outra informação passada é que toda a grade de atividades hoje oferecida no Clube Escola Tatuapé, deverá ser mantida. “A utilização se mantém a mesma, o que pode acontecer é de ampliar as parcerias.”

Para realização das obras devem ser retiradas 18 árvores do local

Para realização das obras devem ser retiradas 18 árvores do local

 O subprefeito da Mooca, Evando Reis, também participou da reunião

O subprefeito da Mooca, Evando Reis, também participou da reunião

A próxima reunião para a discussão do “Território CEU Carrão” está marcada para o dia 11 de fevereiro.

O PROGRAMA
O programa completo abrange, na área da educação: a criação de um Centro Municipal de Educação Infantil Integrada (Cemei), que engloba creche e educação infantil na mesma escola, possibilitando a educação integrada da criança em toda a primeira infância, de 0 a 5 anos e 11 meses;

Na área da cultura, a instalação de biblioteca, cine teatro com capacidade para 250 pessoas, salas de artes, sala de música, estúdio de gravação e oficinal digital;

E, na área do esporte, piscina semiolímpica aquecida, quadra poliesportiva, salas de atividades (ginástica, dança, capoeira, artes marciais e afins) e vestiários.

UNIVERSIDADE
Há previsão ainda de que o local também tenha espaço de múltiplo uso para abrigar as atividades de contraturno da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Pronatec, de administração e do conselho gestor.

O múltiplo uso contará com salas de aula e laboratórios e seu programa e respectiva população atendida pode variar de acordo com a configuração do edifício a ser implantado e pela demanda de cada região.

OBJETIVOS
Um dos objetivos da implantação dos novos CEUs em Centros Esportivos, de acordo com a secretaria, é de promover a sua requalificação e obter um maior aproveitamento do equipamento.

Sobre a equipe de funcionários para atender a demanda de eventos, a SMDU já havia informado que os novos equipamentos terão recursos humanos e financeiros próprios. E, por fim, no que diz respeito à implantação do projeto também nos centros esportivos Mooca e Manchester, o órgão já havia informado que isto não irá ocorrer.

Deixe um comentário

*