Tendinite e tenossinovite

Tendinite e tenossinovite

São patologias que resultam do funcionamento inadequado dos tendões (os tendões são feixes de fibras que fixam os músculos aos ossos transferindo a força muscular ao osso para produzir movimentos articulares).

Estas doenças podem envolver dois tipos de tendões: os que são envolvidos por bainhas tendinosas e aqueles que não têm a bainha tendínea. No primeiro exemplo, o braço, e no segundo, a mão.

TENDINITE
A tendinite é caracterizada pela inflamação dos tendões “livres”, ou seja, aqueles que não têm a bainha tendinosa.

A realização de tarefas com movimentos repetitivos em excesso ou prolongados, o excesso de força, as posturas inadequadas ou estáticas ou prolongadas, a vibração, podem provocar lesões nas fibras dos tendões. Estas alterações provocam respostas inflamatórias, e com o decorrer do tempo, os tendões inflamados ficam mais espessos e irregulares e se mantidos nestas condições adversas podem ficar fragilizados permanentemente.

TENOSSINOVITE
Nas tenossinovites já ocorre a inflamação das bainhas tendinosas. Em condições normais as paredes internas destas bainhas produzem um líquido lubrificante (líquido sinovial) que tem a função de lubrificar os tendões nos seus movimentos. Todas as causas citadas acima que afetam os tendões podem provocar alterações na produção do líquido sinovial, redução do seu volume ou alteração das suas características, e quando isto acontece, os tendões provocam atrito nas bainhas tendinosas que inflamam e se tornam mais espessas e que por sua vez dificultam ainda mais o funcionamento dos tendões.

O paciente tem como queixa principal a dor localizada na região afetada e os sinais físicos são dor à palpação, edema (inchaço), vermelhidão e limitação dos movimentos.

O tratamento pode ser conservador (fisioterapia) ou cirúrgico, por isso é importante uma avaliação para que seja tomada uma conduta adequada a seu caso.

Dr. Edimilson Marton – especialista em RPG – Crefito 12.346/F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 e 3628-2129

Deixe um comentário

*