Tatuapé recebe evento da Sociedade de Cardiologia

Tatuapé recebe evento da Sociedade de Cardiologia

O projeto “Movidos pelo Coração”, promovido pelo Ministério da Cultura e Sociedade Brasileira de Cardiologia, chega ao Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador) no próximo dia 29, Dia Mundial do Coração, com exames gratuitos, manobras de ressuscitação, orientações médicas e apresentações e oficinas culturais. Na sequência, os organizadores vão ocupar a estação Brás do Metrô, no dia 19 de outubro.

Em 2016, foram registradas no Brasil 362.091 mortes por doenças cardiovasculares e, em 2015, foram 349.584. A SBC estimou o número de mortes para 2017 em 383.961. Os números talvez possam ser um pouco maiores, mas a entidade sempre faz o cálculo de forma conservadora. Em dois anos as mortes por doenças cardiovasculares cresceram quase 10%. “É muita coisa. Precisamos investir ainda mais em prevenção e no combate aos fatores de risco para o coração. Para os pacientes com hipertensão, colesterol elevado e diabetes, por exemplo, jamais abandonar o tratamento e ir ao médico com regularidade”, defende o presidente da SBC, Oscar Dutra.
As doenças cardiovasculares representam 29% dos óbitos no Brasil e, somente em um único dia são responsáveis por 1.086 mortes, segundo os cálculos do Cardiômetro. São 45 mortes a cada hora. As doenças do coração matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes da violência e 6 vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por Aids. Em 10 anos, no período de 2007 a 2016, foram responsáveis por 3.331.847 óbitos. “É uma verdadeira epidemia que precisa ser combatida em várias frentes”, completa o presidente da SBC, Dutra.

No Ceret, a programação ocorre das 9 às 15 horas. Local: Rua Canuto de Abreu, s/nº, Tatuapé. No Brás, as atividades também serão realizadas no mesmo horário.

Deixe um comentário

*