TATUAPÉ – Entre os melhores bairros de SP

TATUAPÉ – Entre os melhores bairros de SP

Na última terça-feira, 26, o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou dados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 20 melhores bairros da cidade e nos 20 piores. Diante dos números, o Tatuapé aparece em 14º entre os melhores com (0,963), ao lado do Morumbi (0,938), em 13º e Liberdade (0,936), em 15º. Os três melhores da lista, em ordem crescente, são: Perdizes (0,957), Pinheiros (0.960) e Moema (0,961). Já entre os piores ficaram: Lajeado, Parelheiros e Marsilac.

CARACTERÍSTICAS

O IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores. Nos itens citados pela pesquisa é inegável que o Tatuapé está entre os bairros com maiores investimentos em termos de mercado imobiliário, sejam nas construções residenciais ou comerciais. E essa realidade determinou e ainda influencia o crescimento econômico da região.

EDUCAÇÃO

Com relação a alfabetização e educação, o bairro está entre os com maior índice de formação universitária e de ensino médio e fundamental, tornando os números relacionados a analfabetismo muito baixos. Aliás, a região conta com três universidades e diversos estabelecimentos de ensino particulares, sem contar as escolas públicas modelo, tanto do Estado quanto da Prefeitura.

QUALIDADE DE VIDA

No contexto da qualidade de vida, o Tatuapé tem duas das áreas verdes e lazer mais conhecidas da cidade, como o Parque do Piqueri e o Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), além de ciclovia, ciclofaixas e várias praças.

 Ceret está entre as áreas verdes e de lazer mais conhecidas e frequentadas da cidade

Ceret está entre as áreas verdes e de lazer mais conhecidas e frequentadas da cidade

A Vila Azevedo obteve a expectativa de vida mais elevada da cidade, 80 anos

A Vila Azevedo obteve a expectativa de vida mais elevada da cidade, 80 anos

IDOSOS

Segundo dados de 2007 do Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo, a Vila Azevedo concentra uma grande população de idosos. O bairro obteve a expectativa de vida mais elevada da cidade, 80 anos.
Mapas da Prefeitura mostram que o Tatuapé, originalmente, abrangia também os atuais distritos do Carrão, Aricanduva e Vila Formosa, que se emanciparam gradualmente por decretos da Prefeitura.

LIMITES

Os atuais limites do distrito foram estabelecidos em 1990 pela prefeita Luíza Erundina. Isto fez com que o distrito de Carrão “perdesse” a estação Carrão do Metrô, já que com essa nova divisão, a estação ficou no território do Tatuapé. Também fez com que o Jardim Anália Franco, considerado tradicionalmente parte do Tatuapé, fosse transferido para o distrito da Vila Formosa.

ESPECIALIDADES

A região é responsável por empregar uma grande parcela de trabalhadores da Zona Leste, especialmente nos condomínios, clínicas e comércio da região. Há diversas empresas e centros hospitalares abrangendo praticamente todas as especialidades médicas e com complexos como o Hospital São Luiz – Anália Franco, Hospital Vitória, Hospital Montemagno, e o Hospital Municipal do Tatuapé.

CRESCIMENTO

Com o crescimento contínuo e a aprovação da nova Lei de Zoneamento da cidade, agora o bairro entra em sua fase de reestruturação, com empreendimentos que mesclam serviços, qualidade de vida, emprego e novas tecnologias. Da mesma maneira, órgãos municipais deverão se envolver no planejamento de uma nova infraestrutura de trânsito, transporte público e de mobilidade como um todo.

Deixe um comentário

*