Apesar de muitos moradores do Tatuapé serem contra o modelo de ciclofaixas implantado na região, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade apresentaram mapas do plano cicloviário da cidade, após o resultado de várias oficinas realizadas nos bairros pertencentes a cada subprefeitura.
SUBPREFEITURA MOOCA
De acordo com o documento, estão previstas como conexões prioritárias, até 2020, na área da Subprefeitura Mooca: avenidas Radial Leste, Celso Garcia e Salim Farah Maluf. Entre as ruas estão: Melo Peixoto – Catiguá, além da Ponte do Tatuapé e do Viaduto Bresser. Já as vias que estão entre as que receberam propostas de adoção do plano cicloviário são: ruas Apucarana, Herval, Cajuru, da Mooca e Tuiuti.
ARICANDUVA/FORMOSA
Assim como na área da Mooca, na região da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, as conexões prioritárias até 2020 são as avenidas Aricanduva, Conselheiro Carrão, Rio das Pedras, dos Nacionalistas, Doutor Eduardo Cotching, João XXIII, Luis Ferreira da Silva, Renata e Sapopemba, além da Rua São Sabino. Já as que receberam propostas de adoção do plano cicloviário são Avenida Guilherme Giorgi, Rua João Vieira Prioste, Rua Acuruí, entre outras.
Para se chegar a esses endereços, os órgãos da Prefeitura perguntaram: qual o caminho você faz da sua casa ao trabalho pedalando? Em quais lugares se sente mais seguro pedalando?
REVISÃO DA CET
Conforme o Plano Cicloviário divulgado, as listagens de conexões prioritárias para implantação até 2020 por subprefeitura foram feitas pela Câmara Temática de Bicicleta, a partir do resultado final de todas as oficinas.
As listas tiveram revisão do Departamento de Planejamento de Modos Ativos da CET. Os mapas foram sistematizados pela Iniciativa Bloomberg, assim como os resultados dos quatro pilares do Plano (Infraestrutura, Fomento à cultura, Participação social e Avaliação/Monitoramento).
CICLOCIDADE
Além disso, os mapas com a sistematização dos resultados de cada subprefeitura, com marcações de concordância/discordância das rotas planejadas, sugestões de novas rotas e de vias prioritárias para a implantação até 2020, foram sistematizados pela Ciclocidade, com revisão da Câmara Temática e da CET.
CRÍTICAS
Ao passo que a Prefeitura tenha desenvolvido todo o modelo de pesquisa e discussão, comerciantes que tiveram a porta de seus negócios atrapalhada por ciclofaixas reclamam da redução nas vendas de cerca de 30%. Segundo eles, com medo de causar acidentes os clientes ficam com receio de usar o estacionamento de uma loja em que tenha de atravessar as pistas para bicicletas.
A partir desta semana, muitos deles vão se mobilizar para pedir à Prefeitura que reavalie os locais nos quais os lojistas porventura possam ser prejudicados.
TEM ,MAIS EU QUERO AS CICLOFAIXAS LIMPAS OU OS COMERCIANTES VÃO SE VER EM PAPOS DE ARANHAS .
MAS SEMPRE PODE FAZER 1 VAGUINHA , IR ATÉ A SUB-PREFEITURA.
PSDB IS QUADRINHA IGUAL AS OUTRA OU ALGUÉM TEM DUVIDA?
OS COMERCIANTES ,PODEM MUDAR DE ENDEREÇO OK .
EM LONDRES CIDADE CIVILIZADA ,A VELOCIDADE DOS ONIBUS ABAIXO DE 52 PARA 32 KM/HORA.
HÁ 15 ANOS EU JÁ CIRCULAVA POR ESTAS VIAS.
VAI FICAR PIOR