• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
sábado, 6 de março de 2021
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
20 °c
Sao Paulo
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home História do Tatuapé Indústrias

São Rafael Indústria e Comércio Ltda.

07/05/2013
em Indústrias
3 min. estimados de leitura
0
10
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Em 1933, quase junto à  Igreja da Consolação, Rafael Boccia dava início a uma pequena empresa. Pouco tempo se fixou naquele endereço, procurando um local mais adequado. Sua escolha recaiu num terreno da Avenida Celso Garcia, nas proximidades do atual Hospital Municipal do Tatuapé. Era uma época de precários transportes, e os chacareiros da região necessitavam de algum meio para levar suas mercadorias ao mercado central. Rara a chácara que não possuía pelo menos uma carroça e um cavalo para essa finalidade. Em seus anos iniciais a São Rafael dedicou-se à fabricação de carroças para atender principalmente esses produtores agrícolas.

A partir da década de 40 e nas subseqüentes, São Paulo passa por grandes transformações. A carroça, como meio de transporte de mercadorias, mostra-se inadequada com relação ao vertiginoso crescimento da cidade. Os caminhões, na época  Fords e Chevrolets importados, vão celeremente expulsando carroças e cavalos e tomando todas as ruas. No início dos anos 50, auxiliado por Amadeo e Pedro, seus filhos,  Rafael redireciona sua empresa para a produção de carrocerias para caminhões.

PUBLICIDADE

VejaTambém

A evolução industrial do Tatuapé

Fases socioeconômicas do Tatuapé

Relação das indústrias que escreveram um capítulo da História do Tatuapé

Dr. Coryntho Fundamental no desenvolvimento Industrial

Em face do acerto da medida tomada e do crescimento, a empresa necessitava de um terreno de maior área. A mudança para a Avenida Celso Garcia, 4.285, local onde permanece até os dias atuais, deu-se em 1954. Durante alguns anos a São Rafael se dedicou à fabricação de centenas de carrocerias de madeira para caminhões. Com a sofisticação das áreas comercial  e industrial, começam a prevalecer novas tendências. O setor de transporte passa a ser mais exigido, normas começam a ser estabelecidas. Dimensão, peso, formas de acondicionamento e preservação das mercadorias transportadas e outros itens passaram a ser observados. Atentos a essas mudanças, na década de 60, os responsáveis pela São Rafael começam a fabricar furgões  isotérmicos para o transporte de produtos perecíveis. Desse patamar para a produção de furgões frigoríficos foi um passo. Alguns anos depois, antes do final da década de 70, a São Rafael chegava ao seu estágio atual: a fabricação de câmaras frigoríficas estacionárias para supermercados, indústrias alimentícias, hotéis, laboratórios etc.

A partir de 1981, já sob a administração da terceira geração, composta por Augusto, Amadeo Carlos e Alexandre, sempre com a valiosa experiência de Amadeo, a São Rafael parte para novos vôos. Em 1978 a empresa havia comprado uma gleba de terra em Cangaíba tendo em vista a necessidade de expansão. Em 1980, ocorreria o inesperado: a desapropriação de dois terços do terreno para a passagem da Rodovia Ayrton Senna. Inviabilizado aquele primeiro plano de mudança, em 1986 a empresa parte para uma nova compra, desta vez 40 mil metros quadrados no pólo industrial de Arujá. Pensando no futuro, mas com os pés no chão, a São Rafael está construindo nele sua nova sede.

Indagado sobre as diversas fases da empresa, Augusto Dalman Boccia, diretor comercial, expõe sua opinião: “A São Rafael poderia estar vivendo dias mais tranqüilos. Infelizmente os diversos planos econômicos, a desvalorização cambial e o absurdo apagão atrasaram nosso desenvolvimento e complicaram o nosso desempenho. Em face de tais dificuldades, tivemos de redirecionar as estratégias e tomar medidas drásticas para enfrentar as situações criadas. No passado tivemos 240 pessoas em nosso quadro de funcionários, atualmente contamos com 45 apenas. Tivemos que desenvolver novas tecnologias, não só operacionais, mas também com relação aos produtos e optamos por terceirizar a fabricação de alguns componentes. Antigos funcionários montaram suas próprias oficinas e  são nossos fornecedores.”

A São Rafael Indústria  e Comércio Ltda., ao completar seus 70 anos de existência, continua ocupando seus quase seis mil metros quadrados de área em terras do Tatuapé.

Fontes de informações: Depoimento de Augusto Dalman Boccia – diretor comercial da São Rafael. 

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    3808 Compartilhamentos
    Compartilhar 2990 Tweet 341
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    324 Compartilhamentos
    Compartilhar 130 Tweet 81
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1552 Compartilhamentos
    Compartilhar 1376 Tweet 73
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    245 Compartilhamentos
    Compartilhar 99 Tweet 61
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    154 Compartilhamentos
    Compartilhar 63 Tweet 38
  • Zona Azul está em expansão no Tatuapé, mas gera controvérsias

    134 Compartilhamentos
    Compartilhar 54 Tweet 34
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    130 Compartilhamentos
    Compartilhar 52 Tweet 33
  • Os principais laboratórios do Tatuapé e Zona Leste

    110 Compartilhamentos
    Compartilhar 44 Tweet 28
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste - Marcas registradas do Grupo Leste de Comunicações.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste - Marcas registradas do Grupo Leste de Comunicações.

Assine nossa Newsletter.
O melhor desta GAZETA
no seu e-mail!

Receba notícias, informações, novidades e promoções.