São Paulo, 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 1980 Ano V – nº 248

O QUE HÁ COM O METRÔ?
Notícias desencontradas e confusas parecem disfarçar presságios pouco alvissareiros trazendo no bojo planos velados de uma política de desatender reivindicações sociais dos maiores centros urbanos do País, como é o caso dos transportes de massa, mais especificamente dos metrôs de São Paulo e Rio. O ministro dos transportes, Eliseu Resende, anunciou o estudo de uma verba de Cr$ 16 bilhões para São Paulo em 1980. O que se sabe, é que as obras do Metrô andaram em passos de tartaruga em 1979 e o prazo do cronograma não poderá ser cumprido. Atualmente, o Metrô conta com 19 Km de linhas operando, sendo 17 na Norte-Sul e duas no trecho Sé-Brás, da Leste-Oeste.

LIGAÇÕES DE ÁGUA E ESGOTO
Os 11 distritos regionais da Sabesp, existentes na Grande São Paulo, realizaram no ano passado cerca de 70 mil ligações domiciliares de água e esgotos em toda região, beneficiando 350 mil pessoas. Esse trabalho foi desenvolvido exclusivamente nas redes da Sabesp, que já estão em pleno funcionamento, numa ação paralela à da Diretoria da Construção, a qual cabe a execução de ligações de água e esgotos nas redes novas. Os distritos regionais, cujos endereços e telefones estão no verso das contas, foram criados para descentralizar grande parte dos serviços prestados pela empresa, facilitando o contato com a população.

ENTREGUE O PRIMEIRO NÚCLEO COMUNITÁRIO
O prefeito Reynaldo de Barros entregou à população o primeiro núcleo comunitário de São Paulo, situado em Vila Curuçá. Criadas na atual administração municipal, essas unidades têm como objetivo o maior atendimento à população favelada, através do funcionamento de cursos do Mobral e atividades comunitárias, e também do setor de orientação sócio-educativa ao menor. Sua implantação faz parte do programa de auxílio direto às famílias faveladas. Ao anunciar a inauguração desse núcleo comunitário, o prefeito ressaltou a importância que essas realizações representam para o bem-estar do público. Disse ainda que esses núcleos atenderão como postos avançados da Prefeitura.

PREFEITURA FACILITA PEQUENAS REFORMAS
As Administrações Regionais já estão autorizadas e aparelhadas para conceder licenças para pequenas reformas com acréscimo de área de até 30 m2, e construção de abrigos para autos com medidas máximas de três metros de largura, por seis metros de comprimento, sem necessidade de aprovação de projeto. Desde o começo de sua gestão, o secretário, Francisco Nieto Martin vem adotando medidas, como essa, no sentido de desburocratizar os serviços de sua pasta. Para obter a licença, basta o interessado comparecer à Regional, com os documentos necessários e preencher o requerimento. A licença para construção é emitida após oito dias úteis.

TRABALHADOR TERÁ CASA PRÓPRIA
Os ministros Murillo Macedo, do Trabalho, Mário Andreazza, do Interior, e Karlos Rischibieter, ministro da Fazenda, assinaram em Brasília um convênio de Implantação do Programa Nacional de Habitação para o Trabalhador Sindicalizado – Prosindi. Ele atingirá trabalhadores com renda familiar de até seis salários mínimos que, organizados em cooperativas pagarão prestações inferiores aos aluguéis que pagam atualmente. Os recursos do programa serão assegurados pelo BNH, através do Sistema Financeiro de Habitação, até montante de 50 milhões de UPCs. O Prosindi gerará ainda mais empregos no setor de construção civil, onde trabalham atualmente quase três milhões de trabalhadores.

ESCOLA DE FUTEBOL TEM 150 VAGAS
O secretário municipal de Esportes, Roberto Roth anunciou que serão encerradas dia 31, as matrículas para 150 vagas no curso básico da Escola de Futebol, que anualmente desenvolve um amplo programa no estádio da Aclimação. As vagas para esse curso básico com duração de um ano estão abertas para jovens de 9 a 13 anos de idade, que formarão quatro turmas. Os candidatos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis. Após, os inscritos deverão submeter-se a exames médicos gratuitos e a testes de aptidão, formados por  oito baterias de verificação técnica de fundamentos do futebol: condução da bola, chutes, abafamentos, dribles etc.

Deixe um comentário

*