Doença é a segunda que mais acomete homens e mulheres e tem cura quando é diagnosticada precocemente
O mês de setembro é marcado pela conscientização de diversas doenças e alertas. E o Setembro Verde, marca a compreensão sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal (tumor maligno no intestino grosso). Essa doença, que levou a morte do ator Chadwick Boseman, do filme Pantera Negra, é a segunda que mais afeta homens e mulheres atualmente.
Segundo o Cirurgião Oncológico do São Cristóvão Saúde, Dr. José Carlos Ferrari, dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) estimam a incidência de aproximadamente 40 mil novos casos de câncer colorretal, com índice de mortalidade em torno de 18 mil pessoas só neste ano. “Hoje, a doença ocupa o terceiro lugar entre as neoplasias malignas, perdendo apenas para câncer de mama e próstata. Essa incidência acomete, igualmente, ambos os sexos.”, disse o Doutor.
Há diversos fatores que podem contribuir para o câncer colorretal, como explica a oncologista clínica do São Cristóvão Saúde, Dra. Walkiria Tamelini. “Um dos fatores de risco pode ser genético e hereditário, causado por mutações ou quando há um histórico familiar de câncer colorretal, polipose adenomatosa (neoplasia hereditária caracterizada pela formação de centenas de pólipos no intestino grosso), ou até mesmo doenças inflamatórias crônicas como colite ulcerativa (inflamação no trato digestivo) ou Doença de Crohn (doença intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo).”, afirmou a oncologista.
Há também fatores ambientais e socioeconômicos como: obesidade, sedentarismo, tabagismo prolongado, alto consumo de carnes vermelhas e/ou processadas, baixa ingestão de cálcio, Diabetes tipo 2, idade acima de 50 anos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentação pobre em fibras e frutas. “As taxas de incidência em indivíduos menores de 40 anos são de 0,8% a 14,6%, e 90% em pessoas maiores de 50 anos. Geralmente, jovens tem uma incidência maior de câncer no reto. Falando em região geográfica, a incidência é maior nas regiões sudeste (28,62%), no centro oeste (15,4%) e sul (25,11), todos a cada 100 mil habitantes.
Sintomas:
- Alteração do hábito intestinal (alternando constipação e diarreia);
- Sangramento nas fezes;
- Anemia;
- Dor abdominal;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Alteração na forma das fezes.
O cirurgião, Dr. Ferrari diz que a maior chance de cura é por meio do diagnóstico precoce. “O diagnóstico e biópsia são feitos no exame de colonoscopia, o qual o paciente é sedado para sua realização. O tratamento depende da localização e extensão do tumor, mas pode ser feito por ressecção, cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.”, finaliza.
Serviço:
CEGAV – Centro Endogástrico Américo Ventura
Endereço: Rua Américo Ventura, 25 – Mooca (rampa de acesso ao CAAV I, próximo ao estacionamento)
Atendimento: Beneficiário e particular
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, sete Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das sete Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 152 mil vidas do Plano de Saúde.