Riscos de golpes em aposentados

Sr. redator:
“Correspondências, ligações, contatos pessoais são cada vez mais elaborados para tentar enganar aposentados e pensionistas por uma quadrilha altamente organizada e atuante em todo território nacional. Entretanto, é preciso estar atento e identificar quando se trata de um golpe para não cair nessa armadilha.

Os golpistas migram de um estado pra o outro à medida que conseguem os dados dos aposentados e pensionistas. Os contatos parecem ser de outros lugares, o atendimento especializado, tudo com o objetivo de ludibriar essas pessoas. Por isso, é preciso estar atento e sempre que possível buscar ajuda especializada com o objetivo de impedir prejuízos causados por abusos, descasos, negligência e desserviços.

Geralmente os golpistas ligam informando que existe uma quantia para receber na previdência, relativo a valores bloqueados ou atrasados, mas para que recebam o dinheiro é necessário fazer um depósito em uma conta. É importante que os aposentados saibam que este tipo de contato não é realizado através de telefone.

Outro exemplo acontece quando os estelionatários ligam afirmando que os aposentados ou pensionistas têm direito a receber valores em dinheiro referente a antigas contribuições, e é preciso passar o número da sua conta corrente para que seja efetuado seu depósito. Consequência: a vítima faz o depósito, mas não recebe o benefício prometido.

Jamais deve-se passar dados pessoais ou de contas bancárias por e-mail ou telefone, principalmente se o aposentado não conhece a procedência. É importante que os beneficiários da previdência fiquem cautelosos, e não confiem em pessoas que prometem liberar valores atrasados, vender produtos, entre outras facilidades. Caso ocorra uma situação como essa o beneficiário deve registrar a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.”

Evaldo Oliveira

Deixe um comentário

*