Com o objetivo de diminuir a espera durante o atendimento para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Detran, em parceria com o Poupatempo, colocou em funcionamento o serviço de agendamento para a retirada do documento. O objetivo é que todo o trâmite legal para a viabilização da nova carteira leve cerca de 40 minutos.
Para isso, o motorista deve acessar o site www.e-cnhsp.sp.gov.br, preencher o pré-cadastro e escolher uma das quatro unidades do Poupatempo (Cidade Ademar, Itaquera, Santo Amaro e Sé ou um dos postos do Detran.SP) e uma das datas disponíveis. Caso a pessoa não compareça ao atendimento no dia marcado, ela só poderá fazer um novo agendamento depois de sete dias.
E-CNHSP
Outra novidade foi a implantação do sistema e-CNHsp. Disponível desde o dia 19 de dezembro, agora as informações são transmitidas em tempo real para a base de dados do Detran.SP e permite a identificação dos operadores pelo reconhecimento biométrico (impressões digitais) e por meio de certificação digital (e-CPF).
DEMORA
Quem esteve nos postos do Poupatempo nos meses de dezembro e janeiro não gostou nem um pouco da demora durante a solicitação do serviço. Em Itaquera, a espera chegou a sete horas, motivo que gerou muitas reclamações. De acordo com a assessoria do Poupatempo, a demora no atendimento aconteceu por conta das adaptações ao novo sistema e que a situação está contornada.
De acordo com o órgão ainda, com a implantação dos novos sistemas todo o processo será mais organização. Isso porque picos de procura pelo serviço se formavam em vários horários ao longo do dia, o que não deve mais acontecer com a otimização do atendimento.
INTERNET
Outra medida para agilizar o atendimento é a indicação de clínicas credenciadas para a realização do exame médico. A lista completa está disponível para consulta no www.detran.sp.gov.br. No portal também é possível solicitar a segunda via da CNH.
DEMANDA
Dos 128 mil atendimentos diários realizados nos 30 Postos do Poupatempo, 12.600 referem-se a Itaquera. Só no mês de janeiro, a unidade realizou mais de 331,7 mil atendimentos, sendo 27.098 prestados pelo Detran. Só o serviço de Renovação da Carteira de Habilitação (CNH) somou 9.829 atendimentos, uma média de 437 por dia.