Reabilitação no torcicolo

Reabilitação no torcicolo

O torcicolo é caracterizado pelo enrijecimento dos músculos do pescoço fazendo com que o movimento da cabeça se torne muito doloroso e limitado. O torcicolo causa dor muito intensa e geralmente é aliviado com o repouso; ele também pode ser desencadeado devido a uma alteração no alinhamento das vértebras cervicais, e como forma de proteção o corpo faz com que certos músculos se contraiam para proteger a região afetada, levando a dor muscular.

Essa afecção ocorre durante uma postura inadequada causada pela retração dos músculos, fazendo uma rotação da cabeça para o lado oposto da contração. O torcicolo aparece, na maioria das vezes, como uma má postura da cabeça durante o sono, geralmente devido ao uso de um travesseiro inadequado. Também há outras atividades que podem provocar o torcicolo como digitadores, movimentos bruscos da cabeça, esportes de contato (futebol, hóquei e boxe), também o estresse e as lesões da coluna vertebral.

Os sinais e sintomas mais comuns são a sensação de contração em um lado do pescoço e da posição viciosa da cabeça, dor que se irradia para as costas. O torcicolo geralmente aparece no período da manhã ao acordar e para se prevenir a pessoa deve estar em uma posição confortável ao se deitar (preferencialmente de lado) com altura adequada do travesseiro.

Faça regularmente exercícios de relaxamento e alongamento, aquecimento antes de iniciar uma atividade esportiva ou que mobilize o pescoço.

Procure ajuda especializada de um profissional da saúde, médico ou fisioterapeuta para orientação ou tratamento.

Dr. Edimilson Marton – especialista em RPG – Crefito 12.346/F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 e 3628-2129

Deixe um comentário

*