As obras do Complexo Viário Polo Itaquera foram entregues no domingo anterior, dia 8, durante visita do governador Geraldo Alckmin à região. Ele liberou para circulação a passarela de pedestres sobre os trilhos do Metrô e da CPTM e as avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges.
Também foi entregue a alça viária que interliga as avenidas Radial Leste e Jacu Pêssego.
As vias concluem o conjunto de obras do novo sistema viário da região, gerenciado pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A. O valor total investido no empreendimento é de R$ 610,5 milhões.
As intervenções melhoram a mobilidade no bairro e a passarela facilita a circulação dos pedestres e o acesso em segurança aos empreendimentos, que estão sendo implantados no Polo, e à Arena Corinthians. A passagem, com 185 metros de comprimento, liga ainda os bairros Cidade A.E Carvalho e Cohab José de Anchieta.
SAIBA COMO É
O novo sistema viário servirá de apoio à instalação de centros de ensino, como Fatec e Senai, a uma rodoviária e ao estádio. O complexo integra as seguintes obras: passagem inferior da Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), o “Mergulhão”, que segrega o trânsito local de passagem, ordenando o tráfego; a nova avenida no sentido Norte e Sul, que interliga as avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder; o conjunto de viadutos, conhecido como “Chuveirinho”, sobrepondo os trilhos do Metrô, CPTM e Avenida Radial Leste, que permite a transposição entre as regiões Norte e Sul do bairro; a nova avenida ligando a Avenida Itaquera à Avenida Miguel Inácio Curi, que facilita o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera, a partir da Avenida Itaquera e Avenida Líder; e a adequação viária no cruzamento das avenidas Miguel Inácio Curi e Engenheiro Adervan Machado.
AYRTON SENNA
No mesmo dia, o governador inaugurou uma nova pista marginal que facilitará o acesso aos bairros de Guarulhos. São 5,8 quilômetros de pistas no sentido interior. Também são beneficiados os motoristas que saem do Aeroporto Internacional de Guarulhos e acessam a Ayrton Senna sentido Vale do Paraíba pela Rodovia Hélio Smidt (SP-19). Com a segregação do tráfego local e de longa viagem, é aumentada a fluidez, reduzindo o tempo de viagem, e ampliada a segurança da rodovia naquele trecho, por onde passam diariamente 73,4 mil motoristas.
DRENAGEM
Com investimento de R$ 99,1 milhões, a nova pista tem duas faixas de rolamento entre o km 19 e o km 24,8 da Ayrton Senna. Durante as obras de construção das novas pistas, também houve a implantação de sistema de drenagem, novas sinalizações horizontal e vertical e readequação de acessos aos bairros, entre outras melhorias viárias. Iniciada em junho do ano passado, a construção – realizada pela concessionária Ecopistas, sob fiscalização e gerenciamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) – está sendo entregue com seis meses de antecedência, já que o prazo previsto em contrato para conclusão era dezembro de 2014.
MAIS ATENÇÃO
Com a conclusão dos 5,8 quilômetros de pistas marginais entregues pelo governador, o valor investido em melhorias na Rodovia Ayrton Senna alcança R$ 250 milhões. Além disso, estão em andamento obras de implantação de sexta faixa de rolamento do km 11,7 ao km 19,3 no sentido interior, com conclusão prevista para julho do ano que vem, e investimentos de R$ 53,7 milhões.
Com a entrega da marginal da Ayrton Senna, sentido interior, o local do acesso para o motorista que pretende entrar na Avenida Jacu-Pêssego será alterado para o km 20. O motorista deve ficar atento porque o atual acesso, no km 23, será fechado.