Protesto na Radial Leste

Protesto na Radial Leste

Integrantes do “Muda Mooca” aproveitaram o feriado desta sexta-feira, dia 1º de maio, para protestar.  Eles acordaram cedo e foram para o canteiro central da Avenida Alcântara Machado, já próximo à região do Parque Dom Pedro, e colocaram várias cruzes no local.

O motivo? Chamar a atenção para o corte indiscriminado de várias espécies de árvores para a construção do corredor de ônibus Radial Leste I.

“Ficamos muito chateados com o que aconteceu. A ideia é chamar a atenção das inúmeras pessoas que passam diariamente pelo local para a morte das árvores que aqui estavam”, comentou o advogado Danilo Bifone.

De acordo com ele ainda, a Prefeitura será cobrada pela compensação ambiental. “Sim! Queremos saber quando, onde e quando os plantios irão acontecer.”

Quanto às cruzes serem de madeira, Bifone explicou que são sobras doadas que iriam para o lixo e não há nenhuma toxidade nelas.

“Planto árvores há 20 anos na cidade de São Paulo e sei da importância de se preservar o meio ambiente e as espécies. Jamais faria algo que pudesse ser prejudicial.”

2015-05-01 11.52.03

2015-05-01 11.52.04

O QUE DIZ A SPOBRAS

No dia 19 de abril, esta Gazeta publicou matéria sobre o assunto. Na ocasião, Ednei L. Luppi também mostrou a sua indignação com o que estava acontecendo e entrou em contato com este semanário. Ele alertou para a retirada indiscriminada das espécies e que não estava ocorrendo o remanejamento das mesmas.

Em contato na ocasião com a assessoria da SPObras, a pasta disse que foi realizado um grande estudo ambiental junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e que o projeto do corredor de ônibus Radial Leste 1 foi totalmente revisto, minimizando assim o impacto ambiental, o que gerou a preservação de 1.242 árvores.

A pasta também revelou que o projeto atual está completamente de acordo com as normas ambientais vigentes, pois o Termo de Compensação Ambiental (TCA nº 357/2014) foi concedido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Foi informado ainda que para esse mesmo corredor existe a permissão para a retirada de 1.074 árvores (128 já foram suprimidas) e que serão transplantadas 89 espécies (nove delas já estão em outro ponto da cidade). Como compensação será feito o plantio de 8.331 árvores.

MUDA MOOCA

Mais informações sobre o trabalho realizado e as ações em prol da arborização da cidade podem ser obtidas no facebook Muda Mooca.

Deixe um comentário

*