Prevenir é muito melhor prevenir do que remediar

Prevenir é muito melhor prevenir do que remediar

Para o especialista em medicina preventiva Fábio Cardoso, medicina preventiva é uma especialidade da medicina que tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando melhorar a qualidade de vida de todos, esta especialidade médica tem ganhado maior evidência na saúde pública a partir da década de 1980 e cada dia tem se tornado mais popular entre os planos de saúde.

SAÚDE EM GERAL
O trabalho realizado pelo profissional da medicina preventiva se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, diminuindo o absenteísmo e na melhora do convívio familiar.

“Passei toda a minha formação médica aprendendo a tratar doenças. Prevenção não era levada em conta na medicina ocidental, porém quando conheci a filosofia das medicinas orientais, devo dizer que mudei completamente meu ponto de vista. Bom médico é aquele que não deixava o seu paciente adoecer. Estranho pra quem vive em uma sociedade em que o papel da medicina é apenas tratar. Só depois de algum tempo comecei a entender que eu deveria tratar da pessoa que me procura, e não das doenças que ela desenvolveu”, nos conta o especialista.

DICAS
Seguem algumas dicas de Cardoso sobre a medicina ayurvédica (Índia) para você implementar no seu dia a dia. Ele ressalta que vale tentar, nem que seja para colocar 1 de cada vez em sua rotina, ou quem sabe, 1 por mês. “Fim do ano já terás outra vida”, afirma o médico.

  • Acorde ao nascer do sol, de preferência sem o despertador (deixe a luz entrar através da janela). Deste jeito ajudarás a sincronizar o teu relógio biológico com o ritmo da natureza;
  • Faça exercícios físicos de manhã. Você ficará mais energizado para o resto do teu dia;
  • Programe-se para ter o tempo necessário para realizar tuas atividades diárias sem ficar ansioso ou ter pressa;
  • Adote uma dieta com alimentos frescos, de preferência orgânicos e integrais, naturais da tua região e da estação. Consuma cereais integrais, frutas frescas, óleos de boa qualidade (oliva, coco, gengibre, ghee) e sementes;
  • Alimente-se sempre em horários regulares, porém coma quando estiver com fome;
  • Evite alimentos processados e industrializados, estimulantes em excesso (como café, que é bom, mas como tudo que é em excesso não é legal), açúcar refinado, farinha branca, carnes vermelhas, queijos amarelos, sal, álcool, tabaco e frituras;
  • Fique mais tempo com teus amigos, amores e familiares;
  • 30 minutos antes das refeições, tome água, chá (gengibre, canela e erva-doce);
  • Depois de comer, caminhe por 15 minutos, e se puder, descanse um pouco.

 

Deixe um comentário

*