A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) retirou as ciclofaixas que existiam nas ruas Nello Bini, Antônio Daminello, Antônio Alves Barril e José Alexandre Almeida Luiz, no Jardim Anália Franco. Aliás, a alteração vai ao encontro da decisão da pasta de remanejar determinados equipamentos. Nesse sentido, a SMT irá transferir rotas cicloviárias que não fazem integração com transporte público e outros modais. Assim, também serão realocadas aquelas sem conexão com equipamentos públicos (parques, escolas, unidades de saúde) ou de baixa utilização, considerando tempo de existência da ciclofaixa. Todavia, para que os ciclistas não percam totalmente o modal, a Prefeitura se comprometeu a compensar na malha todo quilômetro retirado.
CRÍTICAS
Em princípio, quando foram criadas, as ciclofaixas destes endereços sofreram várias críticas por não terem recebido quase nenhuma adesão por parte dos ciclistas. Além disso, elas iniciavam e terminavam em pontos aleatórios, deixando os usuários de bicicletas perdidos e inseguros por terem de continuar o percurso entre os veículos. Do mesmo modo, outro detalhe que preocupava quem passava pelos locais estava relacionado ao fato das vias serem de mão dupla e ainda terem carros estacionados em um dos lados. Dessa forma, quando dois veículos se encontravam em sentidos opostos, invariavelmente todos invadiam parte das ciclofaixas, gerando mais insegurança.
INVESTIMENTO
De acordo com o projeto divulgado no fim do ano passado, o investimento no Plano Cicloviário será de R$ 325 milhões e virá acompanhado de um projeto de recapeamento de R$ 250 milhões. Sendo assim, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros em 2020, visto que 73% dessas estruturas se interligarão ao transporte coletivo.
NOVAS CONEXÕES
Em resumo, a definição das novas conexões foi feita após uma análise técnica com o objetivo de ligar diferentes modais, permitindo que o início e o fim de um deslocamento sejam realizados por bicicleta. Desse modo, também foram preservadas a capacidade de fluxo da via e a quantidade de pistas ocupadas por automóveis.
PROMESSA
Aliás, outra promessa é a de criar sinalização com tinta antiderrapante e fazer a aplicação de tachão a cada metro de ciclofaixa. Além disso, serão feitos: manutenção de guias e sarjetas, manutenção de drenagem, reconstrução de canteiro, fresa e recapeamento. Depois, será criada uma estrutura em equipamentos públicos da cidade, para que os ciclistas tenham onde deixar suas bicicletas. A lista das obras já concluídas, previstas e em andamento pode ser acompanhada no sitewww.cetsp.com.br.