PREÇO DA PASSAGEM – MPL volta ao Tatuapé

PREÇO DA PASSAGEM – MPL volta ao Tatuapé

Na última terça-feira, 20, o Movimento Passe Livre (MPL) se reuniu na Praça Silvio Romero, no Tatuapé, para a realização do 3º Grande Ato Contra a Tarifa. Cerca de oito mil pessoas caminharam até o bairro do Belém, inclusive fechando a Avenida Radial Leste.

Ainda na Silvio Romero, pequenos grupos se organizaram com faixas, músicas e camisetas em protesto ao aumento estabelecido pela Prefeitura e pelo governo do Estado nas passagens de ônibus e Metrô.

ASSEMBLEIA
Quando o número de jovens e manifestantes ultrapassou cerca de 800 pessoas, a liderança do MPL organizou uma assembleia para definir o percurso a ser seguido. Daí, o grupo partiu para a Rua Serra de Bragança e seguiu em direção à Radial. Durante o percurso, os integrantes do movimento fizeram paradas com o intuito de apoiar motoristas e cobradores de ônibus, além de servidores do Metrô demitidos.

Cerca de 800 pessoas reuniram-se na Praça Silvio Romero antes de definirem o trajeto

Cerca de 800 pessoas reuniram-se na Praça Silvio Romero antes de definirem o trajeto

De acordo com a Polícia Militar, a manifestação transcorreu dentro da normalidade, mesmo com a presença de alguns “black-blocs”. Isso porque alguns líderes do movimento sugeriram que eles respeitassem o protesto para não gerar o confronto com a PM.

LIBERDADE
Com isso, todo o trajeto foi acompanhado por policiais e os participantes tiveram a liberdade de expressão preservada até o encerramento na região do Belém. O único momento mais tenso se deu quando alguns manifestantes tentaram pular as catracas no Metrô, mas foram contidos pelos seguranças. A PM também chegou a cercar outras pessoas que teriam atirado pedras na direção dos policiais. No final, o protesto foi considerado o mais pacífico até agora. Na última sexta-feira, 23, o MPL reuniu-se na frente do Teatro Municipal pelo “dia nacional de luta contra a tarifa”.

Deixe um comentário

*