Os benefícios do azeite extravirgem

Os benefícios do azeite extravirgem

O azeite, considerado óleo vegetal, é uma valiosa fonte de gorduras essenciais para o nosso corpo (os chamados ácidos graxos) e, portanto, é de extrema importância consumi-los diariamente, sempre numa quantidade adequada e moderada. Eles também oferecem em sua composição alguns tipos de vitaminas valiosas como a E, além de outros compostos benéficos para a saúde.

A origem das azeitonas utilizadas para se extrair o azeite faz com que sua composição seja variada, sendo o azeite de oliva, principalmente na sua variedade extravirgem, um dos mais interessantes para consumo, não apenas por seu perfil nutricional, mas também pelo sabor distinto que possui.

Estes azeites proporcionam ácidos graxos monoinsaturados que atuam diretamente no metabolismo das gorduras, protegendo o coração e os vasos sanguíneos. Por isso, seu consumo regular, substituindo quantidades semelhantes de gordura saturada, reduz o risco de doenças cardiovasculares, graças ao seu teor de ácido oleico (pertencente à família do Ômega-9), reduzindo também os dois níveis de colesterol total e LDL (conhecido como colesterol ruim) sem modificar os níveis do HDL (conhecido como colesterol bom).

Apesar das propriedades dos ácidos graxos monoinsaturados serem amplamente conhecidas no metabolismo lipídico, há componentes secundários do azeite de oliva que ajudam a fazer uma diferença positiva como os polifenóis, famoso por possuírem propriedades antioxidantes.

DIETA MEDITERRÂNEA
O conceito de dieta mediterrânea descreve os hábitos alimentares das populações encontradas nas regiões produtoras e com alto consumo de azeite, principalmente aquelas às margens do Mar Mediterrâneo.

Basicamente, a dieta é caracterizada por um elevado consumo de alimentos de origem vegetal, como cereais e massas, legumes e frutas secas. Enfatiza o consumo de peixe e a moderação com outros tipos de carnes e laticínios.

O azeite de oliva se destaca como um ingrediente básico que é usado tanto para temperar alimentos quanto para cozinhá-los, graças à sua inestimável contribuição de gorduras monoinsaturadas.

USO DIÁRIO
Na utilização clássica como um adereço para saladas, fazendo parte de toda a preparação, o azeite de oliva extravirgem acrescenta diversos benefícios para a dieta diária.

Outra opção é a substituição de condimentos gordurosos como maionese ou manteiga pelo azeite. Um fio de azeite extravirgem sobre o pão de um sanduíche, não só acrescenta sabor, mas também fornece nutrição.

Fonte: Cocinero

Deixe um comentário

*