No dia 14 de novembro a Prefeitura publicou no “Diário Oficial da Cidade de São Paulo” a liberação de mais uma parte dos incentivos fiscais para a construção do novo estádio do Corinthians.
A segunda liberação dos Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs) equivale a R$ 125 milhões e foi aprovada no dia 6 de novembro. A expectativa do clube e da Odebrecht Infraestrutura é que o incentivo fiscal oferecido pelo município chegue a R$ 420 milhões. Para atingir a meta, o governo ainda precisa liberar o equivalente a R$ 200 milhões.
CRONOGRAMA
O cronograma para entrega do estádio continua sendo dezembro. De acordo com informações da construtora, cerca de 1.500 trabalhadores estão na obra que soma 94% e segue nos acabamentos finais. Alguns setores já estão prontos, caso das fachadas de vidro dos prédios oeste e leste, esta última com um grande telão de Led de 170 metros de comprimento.
PEÇA E GRAMADO
A penúltima peça metálica da cobertura foi colocada no dia 12 de novembro sobre o prédio sul. A última peça, exatamente igual, será colocada 15 dias depois sobre o prédio norte. As coberturas dos edifícios oeste e leste estão quase prontas, restando apenas os serviços de aplicação do forro.
O campo recebe atualmente a aplicação de fios sintéticos para dar maior resistência ao gramado, fazendo com que as raízes se entrelacem às raízes da grama natural. Os fios sintéticos, que representam apenas 7% de toda a área do gramado, são “plantados” por uma equipe de especialistas, que utilizam duas máquinas automatizadas.
A assessoria da Odebrecht Infraestrutura disse ainda que o estádio será entregue 100% pronto ao Corinthians.
OBRAS NO SISTEMA VIÁRIO
Enquanto isso, no entorno do estádio que irá abrir a Copa do Mundo de 2014, segundo informou o Comitê Estadual da Copa, as obras do Complexo Viário Polo de Itaquera fecharam setembro com 64% de execução para os trabalhos da 1º fase e com 26% para a segunda fase.
Mas quem passa diariamente pelo local tem a impressão que a obra não ficará pronta a tempo do mundial. Há muito o que fazer e os motoristas precisam ter muita paciência para encarar o trânsito nos horários de pico, os semáforos que por muitas vezes ficam apagados e ter muito senso de direção quando uma via tem sua mão alterada ou fechada.
PEDESTRES
Os pedestres também estão sofrendo as consequências das intervenções. Principalmente aqueles que utilizam o terminal Itaquera de ônibus e de metrô e descem dos coletivos na Avenida Dr. Luis Ayres (Radial Leste).
Se eles estão no sentido bairro, para chegar aos setores de embarque, que ficam do outro lado da avenida, o acesso no momento se restringe à passarela existente na altura da estação, pois a travessia pela Radial está bloqueada. Falta de iluminação noturna, buracos, restos de materiais, calçadas em construção, desníveis e falta de sinalização adequada são alguns dos obstáculos encontrados.
OBRAS EM ANDAMENTO
As obras que seguem em andamento são as seguintes: nova avenida de ligação Norte-Sul entre as avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre as avenidas Norte-Sul e Miguel Inácio Cury; adequação viária da ligação entre a Avenida Miguel Inácio Cury e a estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).
A segunda etapa refere-se à construção das alças viárias que farão a ligação entre as avenidas José Pinheiro Borges (Nova Radial) e Jacu-Pêssego, no centro de Itaquera. São dois viadutos ligando as duas vias e um pontilhão sobre o Rio Verde, para a passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella. Além disso, serão realizadas adequações viárias para acesso aos viadutos e ao novo estádio do Corinthians.
TERCEIRA ETAPA
Ainda de acordo com o Comitê Estadual da Copa, a terceira etapa, a ser concluída em abril de 2014, conta com a construção de uma passarela que fará a ligação da região norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges.
A travessia para pedestres tem como objetivo facilitar a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional Itaquera.