O padre José Mário Ribeiro, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição, na Praça Silvio Romero, Tatuapé, afirmou a esta Gazeta que existe a possibilidade de as obras da nova torre, que ficará na frente da paróquia, serem iniciadas no princípio de abril. Aliás, a informação foi divulgada após a empresa contratada para os serviços ter conseguido terminar a fundação da estrutura.
FALTOU DINHEIRO
Conforme o pároco, o atraso das obras, que deveriam ter sido entregues em dezembro desse ano, se deu porque a casa religiosa não obteve a verba necessária para dar seguimento ao projeto.
REFORMA DO PRÉDIO
Em seguida, o padre afirmou que o projeto existia há aproximadamente dois anos, porém, como a paróquia tinha necessidades mais urgentes, como pintura, rampas de acessibilidade, teto, entre outras, a plano da torre só pôde ser retomado agora.
MAIS BELEZA À IGREJA
De acordo com o pároco, a nova torre com os sinos chegará para somar com a beleza da igreja, que já possui uma arquitetura moderna. Além disso, relatou José Mário, “a história da paróquia e do próprio bairro estará representada em dois dos cinco sinos que farão parte do conjunto. Aliás, um deles pertencia à capela de Nossa Senhora da Conceição e o outro estava na igreja anteriormente. Sendo assim, agora eles estão sendo recuperados para dar ainda mais representatividade ao projeto”, lembrou.
REFLETORES DE LED
A torre terá 24 metros de altura, iluminação com refletores de LED e spots de luz direcionados. Ao mesmo tempo, a estrutura revelará uma série de simbolismos que, de acordo com o pároco, tem como objetivo evangelizar por meio de sinais. Entre eles está a cruz, cuja parte de cima será aberta, ou seja, aquela que demonstra o acolhimento, a fraternidade.
SIGNIFICADO RELIGIOSO
Depois, nas laterais da torre, existirão as figuras de dois cordeiros olhando para cima, representando a humanidade. Por outro lado, do alto das colunas até o chão, duas faixas vermelhas constituirão o sangue de Jesus Cristo, que se sacrificou como o salvador da humanidade.
HORÁRIOS DOS SINOS
Sobre os horários em que os sinos automatizados irão tocar, José Mário frisou que, antes desta etapa, haverá reuniões com a comunidade e representantes da Prefeitura para não ocorrerem problemas como perturbação do sossego de quem mora ou trabalha no entorno.