O outono e a gripe

O outono e a gripe

Depois do verão seco e intenso que acometeu o País, o outono traz perspectivas de uma queda agradável nos termômetros e alguns dias chuvosos para aliviar o calor. No entanto, a estação tem como principal característica a brusca oscilação de temperatura durante o dia, com variações entre 15°C e 30°C, e a possibilidade de chuva, sol e neblina durante um curto período de tempo, o que pode causar complicações para a saúde.

“Nesse período, é comum que pessoas pré-dispostas desenvolvam doenças respiratórias, já que a mudança de temperatura pode reduzir as defesas do organismo, aumentando as chances de se contrair um vírus”, explica o infectologista Alberto Chebabo.

AMBIENTES FECHADOS
Segundo o médico, existem dois tipos de doenças respiratórias comuns no período: as infecciosas (gripes, resfriados e sinusites) e as imunológicas (rinites ou outras de quadro alérgico). Outra situação enfrentada durante a estação e que pode aumentar a chances de contrair doenças são os ambientes fechados. Temperaturas mais frias levam as pessoas a fechar janelas e portas, mesmo em lugares cheios como ônibus, escritórios, salas de aula, hospitais e bancos.

“Espaços fechados e onde não há ventilação, além de ambientes em que as pessoas ficam reunidas por vários dias, são mais propícios para a proliferação de doenças infectocontagiosas, como a gripe”, alerta o Chebabo.  Em escritórios que usam ar-condicionado, por exemplo, a transmissão de doenças ainda é facilitada pelo contágio por via aérea. Já no caso de locais confinados, como escolas, a convivência de muitas pessoas em espaços restritos facilita a transmissão por contato direto ou indireto (objetos contaminados) com o infectado.

DICAS

  • Veja algumas dicas para evitar doenças durante a mudança da estação:
  • Lave bem as mãos sempre que for a algum lugar público;
  • Evite levar as mãos ao rosto quando espirrar ou tossir. Use lenços de papel;
  • Evite coçar os olhos com as mãos sem lavá-las antes;
  • Evite o contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe;
  • Procure deixar os ambientes com algum tipo de ventilação natural;
  • Beba bastante água e alimente-se bem, assim o organismo estará protegido contra certas doenças;
  • Caso algum dos sintomas como febre, dores no corpo, coriza ou dores de cabeça frequentes apareçam, procure um médico.

Deixe um comentário

*