Nutrição funcional: benefícios ao corpo e à mente

Nutrição funcional: benefícios ao corpo e à mente

A nutrição funcional vem crescendo muito nos últimos tempos. Com resultados significativos, está ganhando espaço na vida da população, pois ajuda melhorar o desempenho de diversos órgãos e funções do corpo. Com um protocolo feito por um nutricionista que indicará quais são os melhores alimentos para as necessidades e objetivos de cada pessoa, vem trazer melhor qualidade de vida para seus adeptos.

DOENÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS
A monotonia alimentar, o baixo consumo de legumes, verduras, frutas, o alto consumo de alimentos industrializados e a gradual perda do hábito do preparo das refeições trouxeram inúmeros transtornos ao organismo da população, fazendo com que surgissem doenças físicas e psicológicas. “Um número grande de pessoas ainda se alimenta de forma incorreta. Esses fatores ajudam nosso organismo a ficar mais sensível e propenso a adquirir patologias. Às vezes, ao ingerir um alimento que não seja adequado para nós, o sistema imunológico não tem a capacidade de se defender, fragilizando-se e deixando o caminho aberto para a doença entrar”, comenta  a nutricionista Andrezza Botelho.

Por conta da dimensão de benefícios que a nutrição funcional pode proporcionar, diversas celebridades começaram a buscar esta modalidade de dieta, que acaba de virar tendência entre os famosos. Ao aderir a este estilo de vida, o indivíduo começa a perceber a melhora do funcionamento intestinal, digestão, controle de peso, alergias, queda de cabelos, pele e até da concentração, disposição e humor. Como esta dieta possui alimentos com propriedades funcionais, ou seja, alimentos que trazem algum benefício específico ao organismo e atuam na prevenção e tratamento de doenças, os brasileiros estão procurando cada vez mais profissionais especializados para obter um protocolo específico em cada tipo de problema, com uma orientação mais completa.

PROTOCOLO ESPECÍFICO
Ter esse protocolo específico e individual é essencial, pois cada um necessita de diferentes tipos de alimentos para sanar suas indisposições, por exemplo, o ômega-3 encontrado em alguns peixes, atum e sardinha e sementes como linhaça e chia, possuem efeitos anti-inflamatórios e atuam na diminuição do colesterol. Já o licopeno, substância encontrado em tomates, goiabas e outras frutas vermelhas, é um poderoso antioxidante. Estudos mostram que também previnem certos tipos de câncer. As catequinas (chá verde) estimulam o sistema imunológico, podem prevenir alguns tipos de câncer e auxiliar no emagrecimento.

Porém, estes alimentos não trabalham sozinhos, segundo Andrezza, outros fatores fazem parte do conjunto “eles só terão efeitos se aliados a uma dieta equilibrada e nas quantidades adequadas para cada organismo, por isso, é sempre importante o acompanhamento de um especialista”, diz.

PADRÃO DE VIDA SAUDÁVEL
Além disso, nesse tratamento utilizam-se menos produtos que costumam ser de difícil digestão, como o glúten (encontrado no trigo, centeio, cevada, malte e aveia) e o leite e seus derivados, facilitando assim a vida dos adeptos e estabelecendo um padrão de vida saudável por grande parte da população.

A alimentação saudável é vital, pois auxilia na prevenção de doenças e retém o triplo de vitaminas e minerais que os alimentos comuns, enriquecendo assim o organismo e deixando os pacientes menos predispostos a desenvolver doenças. Não basta apenas comer frutas, é preciso diversificar. Os brasileiros estão tomando consciência deste fato e hoje muitas pessoas procuram ajuda para viver melhor.

Deixe um comentário

*