O Tatuapé está prestes a ganhar mais dois grupos semafóricos. Os equipamentos já foram instalados e compreendem o cruzamento das ruas Monte Serrat com Professor Pedreira de Freitas; e ruas Monte Serrat com Aguapeí. Os aparelhos ainda encontram-se desligados e devem começar a funcionar dentro dos próximos dias. Isso acontece para que os motoristas se acostumarem com as novas paradas.
E os comentários acerca da decisão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já começaram. Moradores do entorno entraram em contato com esta Gazeta para questionar a medida. Muitos já apostam no trânsito que irá se formar nas referidas ruas, principalmente nos horários de pico e de saída escolar. Isso porque as vias dão acesso a duas grandes instituições de ensino. É esperar para ver o que realmente irá acontecer na prática. Outros gostaram porque irá facilitar a vida do motorista que não conseguia entrar facilmente nas citadas vias, e ajudará o pedestre a atravessar com segurança.
ACESSO LIVRE À DIREITA
Leitores também voltaram a destacar a função dos semáforos que trabalham em fases, entre as ruas Emília Marengo e Nestor de Barros, que dão acesso à Rua Canuto de Abreu e à região central.
Ali os congestionamentos costumam ser frequentes, pois são três fases. Além disso, muitos motoristas, que estão na Rua Nestor de Barros, para não esperar o farol abrir, cortam por dentro do posto de gasolina existente na esquina dos endereços. Fato este constatado pela equipe deste semanário quando esteve no local.
Entre as ideias mencionadas está colocar uma nova fase de semáforo que indique passagem livre à direita, para a Rua Emília Marengo, quando o semáforo, para quem pretende entrar à direita na Rua Nestor de Barros, estiver fechado. Muitos acreditam que o fluxo irá melhorar e facilitará a vida para quem quer seguir adiante pela Rua Emília Marengo.
Referente a materia de mais semáforos no bairro. O excesso de veículos com os novos empreendimentos imobiliários ficará cada vez pior.
Já fiz sugestão na ouvidoria da CET que a exemplo das ruas Apucarana, Itapeti, Serra de Bragança e Botucatu várias ruas do bairro deviam ter sentidos únicos com permissão de estacionar somente à direita do sentido. Mesmo com semáforos fluiria mais o trânsito. Também obriga os motoristas a não fazer ‘meia volta’ em pleno meio da rua e atrapalhar mais ainda o trânsito.