Quem caminha, corre ou anda de bicicleta pela ciclovia da Avenida Radial Leste, ou quem transita com o veículo pela própria avenida, já se acostumou a ver os grafites produzidos por diversos artistas no período da Copa do Mundo, no ano passado. Nos quatro quilômetros existentes entre as estações Corinthians-Itaquera e Patriarca, do Metrô, no sentido centro, vários artistas se reuniram para criar desenhos relativos ao futebol e à própria cidade, ilustrando os muros do Metrô.
COLORIDO
Além de preservar as paredes de proteção dos trilhos, de pichações e outros tipos de vandalismo, os grafites deram mais colorido à região durante o período de quase um ano e meio em que estão no trecho. E como o trabalho deu certo, moradores levantaram a questão do porque os desenhos não continuaram sendo estendidos entre os outros sete quilômetros e meio de muros entre as estações Patriarca e Tatuapé.
PICHAÇÕES
Para o professor Roberto Lima, se o muro continuasse sendo ilustrado, a ciclovia poderia atrair ainda mais pessoas. “Além de praticarem exercícios, muitos iriam caminhar pela pista apenas para admirar os desenhos”, previu. Segundo Lima, o Metrô também evitaria o gasto desnecessário de ter de apagar as pichações, retirar cartazes que são colados e ainda limpar e repintar os muros.
INICIATIVA
A estudante Karina dos Santos afirmou que a Companhia do Metropolitano poderia ter a iniciativa de deixar a cidade mais bonita, ao invés de esperar por eventos do município ou governo federal que resultem em acordos com artistas. Por conta dos questionamentos e propostas apresentadas pelos entrevistados, a Gazeta da Zona Leste procurou a assessoria do Metrô para explicar o fato dos grafites não terem sido ampliados.
O OUTRO LADO
Conforme a assessoria da Companhia do Metropolitano, os grafites produzidos no ano passado surgiram a partir do interesse da Secretaria do Comitê da Copa em deixar mais bonitos os bairros próximos à Arena Corinthians, palco de abertura da Copa do Mundo. Segundo o Metrô, mesmo assim o Estado só se responsabilizou pela concessão do espaço, enquanto a organização dos profissionais e escolha de temas foram definidos pelo Comitê.
MANUTENÇÃO
A Companhia revelou, ainda, que faz uma manutenção contínua dos muros. Sobre os gastos gerados pela limpeza e repintura, a assessoria adiantou que os técnicos dos departamentos não fornecem os dados. Já com relação à volta da utilização dos muros por grafiteiros, o Metrô ressaltou ser necessário procurar a Coordenadoria de Projetos para participar do Programa Ação Cultural.
COMO FAZER
O projeto deve ser encaminhado à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Rua Boa Vista, 175 – Bloco B – 4º Andar, CEP 01014-001, em envelope ou embalagem apropriada, aos cuidados do Departamento de Marketing Corporativo/Coordenadoria de Ação Cultural, ou por e-mail para: acaocultural@metrosp.com.br. O proponente receberá um e-mail informando se foi aprovado/reprovado ou solicitando uma readequação do plano.
CURRÍCULO
Para tanto, é preciso apresentar ficha de inscrição preenchida e termo de compromisso assinado. É necessário enviar a sinopse do projeto, currículo sucinto do proponente, incluindo artistas ou entidades que venham a ser por ele representados, limitando-se ao âmbito artístico. Também deve ser feita a descrição e justificativa de todas as atividades a serem desenvolvidas, vedada à comercialização ou promoção de produtos de qualquer natureza.
CONTEÚDO OFENSIVO
Não são aceitas propostas de conteúdo ofensivo à moral e aos bons costumes, ou ainda que possam ser consideradas antiéticas ou que denotem qualquer tipo de discriminação social, racial, religiosa, que tenham conteúdo ou imagens que incitem a violência, palavras de baixo calão e alusivas a sexo e bebidas e ofensivas à infância e juventude. Também não são aceitas propostas que fizerem referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais, além daquelas protegidas por direitos autorais e que façam referência a partidos políticos.