Mooca: ‘Festival de Inverno’ será no dia 24 de agosto

Mooca: ‘Festival de Inverno’ será no dia 24 de agosto

Em 2007, nascia a ideia de criar um evento cultural que fosse gratuito e atingisse a todos os públicos. Sete anos depois, o “Festival de Inverno”, idealizado pela Amo a Mooca (Associação de Moradores e Amigos da Mooca), é sucesso de público e participantes.

“Como o aniversário do bairro é no dia 17 de agosto, queríamos fazer alguma coisa. Então começamos a elaborar o projeto. No primeiro ano, o evento foi realizado no estacionamento do Extra Hipermercado”, contou Crescenza Gianoccaro de Sousa Neves, a dona Zina, presidente da Amo a Mooca e mantenedora do Externato São Rafael.

INSPIRAÇÃO
Ao lado da diretora Cultural da Amo a Mooca, Rosana Mordenti, o projeto ganhou vida. “A minha inspiração veio do ‘Festival de Inverno de Campos do Jordão’. E, a cada ano, noto que o evento ganha mais destaque. Participam escolas de música, de dança, bandas, corais e até artistas plásticos. Eles vêm de várias regiões da cidade”, comentou a também professora de música do Externato São Rafael e regente do Coral Rafaelis e do Grupo de Flautas do Externato.

PARCERIAS
Outros endereços por onde o “Festival de Inverno” já passou foram: o Teatro da Unicapital e o Moinho, permanecendo neste último local por mais edições. Entretanto, depois que o espaço fechou, a organização passou a contar com a parceria do Clube Atlético Juventus.

“A direção ficou muito feliz quando fomos procurá-los. De pronto passaram a nos ceder o espaço. Este ano realizaremos o ‘Festival de Inverno’ no dia 24 de agosto, a partir das 14 horas, com entrada franca. Todos estão convidados”, ressaltou dona Zina, que ainda destacou o apoio recebido do Mooca Plaza Shopping.

OBJETIVO
O evento, que passou a fazer parte do calendário turístico da Prefeitura, tem ainda como objetivo maior preservar a história da Mooca. “Se formos analisar, os artistas não têm muitos locais para apresentar os seus trabalhos. Além de darmos esta oportunidade, preservamos as nossas raízes culturais. A Amo a Mooca, além de estar preocupada com os problemas do bairro, também está voltada para o social”, destacaram Rosana e dona Zina.

Tanto é que o projeto serve de alicerce para o sucesso de muitos trabalhos. O Coral Rafaelis, que começou com mães de alunos do Externato São Rafael, está entre eles. Hoje as inscrições são abertas a todos os interessados e mais informações podem ser obtidas no telefone 3493-2886. Os ensaios acontecem na Rua Javari, 403, às quartas-feiras, às 16 horas.

A Associação de Moradores também segue engajada em campanhas diversas. Entre elas, está a de arrecadação de agasalhos, que acontece atualmente.

SERVIÇO
Mais informações podem ser obtidas no telefone 2698-6012 ou encaminhando um e-mail para festivaldeinvernodamooca@hotmail.com. Site: www.moocafestival.com.br. O Salão Nobre do Clube Atlético Juventus fica na Rua Juventus, 690, Mooca.

Deixe um comentário

*