Em razão das obras, de segunda a sexta, das 21 às 5 horas, ocorre estreitamento de pista em alguns trecho da Avenida Anhaia Mello
O governador Geraldo Alckmin assinou na manhã de quinta-feira, dia 29, a autorização para o início das obras da linha 17 – Ouro do Metrô. Operada por meio de monotrilho no lugar do sistema de metrô convencional, a linha fará a ligação do aeroporto de Congonhas com o estádio do Morumbi, na Zona Oeste. Com cerca de 18 km de extensão e 18 estações, a sua primeira etapa de obras terá 8 km, saindo do aeroporto e passando pela Avenida Roberto Marinho até a estação Morumbi da linha 9 – Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
EXTENSÃO DA LINHA VERDE
Enquanto isso, na Zona Leste, as obras do monotrilho da linha 2 – Verde seguem atualmente pela Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Metrô, a inauguração do primeiro trecho entre Vila Prudente e Oratório está prevista para 2013. O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar o funcionamento em 2014 e a chegada à Cidade Tiradentes deve acontecer em 2015. A extensão total da linha 2 – Verde está orçada em R$ 4,9 bilhões.
NOVO TRECHO
Em recente visita ao local, o governador Geraldo Alckmin fez o anúncio do início das obras do trecho de mais de 4,5 quilômetros da estação Oratório até o cruzamento com a Avenida Sapopemba. No dia 10 de janeiro, o Metrô recebeu a Licença Ambiental de Instalação para a construção de mais essa extensão.
ESTAÇÃO ORATÓRIO
De acordo com o Metrô ainda, as obras de construção da estação Oratório tiveram início em outubro de 2010 e atualmente 139 operários executam as lajes da plataforma e mezanino. A fase mais adiantada é da estrutura bruta em concreto, que está 75% realizada. A próxima fase será o acabamento e a instalação de cobertura metálica.
A estação terá cinco mil metros quadrados de área construída e dois acessos, cada um com bicicletário com 50 vagas. O projeto conta também com elevadores e escadas rolantes que permitem o acesso do mezanino às plataformas.
MANUTENÇÃO E ESTACIONAMENTO
As obras de construção do Pátio Oratório tiveram início em setembro de 2010 e atualmente seguem com a terraplanagem e a construção das galerias enterradas e fundações para as vigas-guia do monotrilho.
O novo pátio será o primeiro do Metrô específico para o sistema monotrilho, onde os veículos circularão em via elevada entre 12 e 15 metros de altura. Com 5.650 metros de vias e capacidade para estacionar 28 trens, o Pátio Oratório terá ainda uma alça de acesso ao leste logo após a estação que leva o seu nome.
Sua área total será de quase 90 mil metros quadrados e abrigará 22 edificações, além de uma máquina de lavar trens.
PROLONGAMENTO DA LINHA 2-VERDE
Posteriormente a linha seguirá da estação Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho final, São Mateus – Hospital Cidade Tiradentes, terá sete estações e 11,4 km de extensão. No total, serão 24,5 km, ligando a Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, com 17 estações. Outra extensão em estudo é da linha 15 – Branca, que ligará a Vila Prudente ao Tiquatira.