Metrô Linha 6-Laranja tem obras iniciadas

Metrô Linha 6-Laranja tem obras iniciadas

No dia 13 de abril, o Metrô deu início às obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja, que ligará a Brasilândia ao bairro de  São Joaquim, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

O ponto de partida da escavação é a Avenida Otaviano Alves de Lima, na Freguesia do Ó, e trata-se de um projeto de alta complexidade, pois utiliza o que há de mais moderno em mobilidade, tanto do ponto de vista de construção quanto de gestão e operação.

São 15,3 quilômetros subterrâneos em uma área bastante populosa. “Serão utilizados dois tatuzões, um para a Brasilândia e outro para a São Joaquim”, explicou o governador.

A empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja do Metrô é a concessionária Move São Paulo. O valor do contrato é de R$ 9,6 bilhões.

“A linha tem que estar operando até 2020.  É a primeira PPP (Parceria Público-Privada) do país completa. O setor privado constrói a obra, compra os trens, faz a parte de energia, de motorização e opera por 19 anos a Linha 6”, disse o governador.

CONEXÕES
Quando entrar em operação oferecerá quatro pontos de conexão com a rede metroferroviária: Linha 7-Rubi (Água Branca), Linha 8-Diamante (Água Branca), Linha 4-Amarela (Higienópolis/Mackenzie) e Linha 1-Azul (São Joaquim). Serão 32 frentes de trabalho, divididas em 15 estações, 17 postos de ventilação e um pátio de trens. As obras devem gerar cerca de nove mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.

As futuras estações da Linha 6-Laranja serão: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

O governador Geraldo Alckmin deu início aos trabalhos na Zona Oeste

O governador Geraldo Alckmin deu início aos trabalhos na Zona Oeste

RUMO À ZONA LESTE
Na segunda etapa do projeto o trajeto tem como destino a Zona Leste, mais precisamente a região da Cidade Líder. Está prevista uma conexão com a futura estação Anália Franco, pela extensão da Linha 2-Verde, em direção a Guarulhos, com o objetivo de ajudar a desafogar a Linha 3-Vermelha.

Estão previstos 14,5 quilômetros e 13 estações: São Joaquim, Aclimação, Largo Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Cidade Líder.

EXTENSÃO LINHA 2-VERDE
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Metrô para saber porque as obras na Linha 6-Laranja foram iniciadas neste momento e as de extensão da Linha 2-Verde ficaram para o próximo semestre. Até o fechamento desta edição, nenhuma resposta havia sido encaminhada. Em outro momento, foi informado apenas que os trâmites burocráticos, caso dos processos das desapropriações, estavam correndo normalmente, e que apenas as obras físicas não haviam sido iniciadas.

Deixe um comentário

*