Metrô e trem serão a melhor alternativa para ir ao estádio

Metrô e trem serão a melhor alternativa para ir ao estádio

Quem pensa em ir de carro para a Arena Corinthians nos dias dos jogos, deverá repensar a sua escolha. Isso porque o trânsito normal na Rua Doutor Luís Aires (Radial Leste) será todo desviado para o túnel Águia de Haia, cuja entrada fica antes da estação Artur Alvim. Só continuarão adiante, no sentido Arena Corinthians, apenas aqueles que possuírem autorização e credenciamento especial. De acordo com a assessoria do Comitê Paulista da Copa do Mundo, aqueles que optarem por ir de carro até o local só deverão conseguir estacionar a dois ou mais quilômetros do local.

OPÇÕES
O governo priorizará o transporte sob trilhos e implementará o “Expresso da Copa”, trem da linha 11- Coral da CPTM que fará a ligação entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera. O expresso que atualmente faz o mesmo trajeto, mas com paradas no Brás e no Tatuapé, seguirá direto nos dias dos jogos e fará o percurso com 3 minutos a menos, passando de 20 para 17 minutos.

Haverá orientação da opção de locomoção mais adequada conforme a posição do assento do espectador no Itaquerão. Se, por exemplo, a cadeira ficar no setor leste, o torcedor será orientado a desembarcar na estação Corinthians-Itaquera.

Já quem tem ingresso que dá direito a um assento no setor oeste deverá desembarcar na estação de metrô Artur Alvim (da Linha 3-Vermelha). O objetivo é que os torcedores caminhem cerca de 800 metros das estações até o estádio.

EXPECTATIVA
A expectativa é que a Arena Corinthians receba 60 mil torcedores, sendo que destes, cerca de 50 mil são deverão utilizar a Linha 3- Vermelha do metrô e a Linha 11- Coral da CPTM.

Quanto à questão da superlotação, a assessoria foi categórica “vale lembrar que na época dos jogos haverá férias escolares e alguns feriados também, com isso o transporte terá um decréscimo no fluxo de pessoas, fazendo com que isso facilite a ida dos torcedores ao estádio”.

A assessoria fez questão de informar também que os trens do Metrô e da CPTM funcionarão normalmente nesses dias, mas haverá o “perímetro de segurança”, que limitará o acesso ônibus e pedestres aos arredores da Arena.

Existirá uma triagem prévia de quem tem bilhete ou credencial para acesso das redondezas do estádio. Os estacionamentos do entorno do Itaquerão vão ser restritos para quem tem autorização para usá-los. O plano é que haja detectores de metal em uma área chamada de “perímetro externo”, ainda fora do estádio, antes de a pessoa chegar aos estandes dos patrocinadores.      

JOGOS
A Copa do Mundo começa no dia 12 de junho e o primeiro jogo será Brasil x Croácia no Itaquerão, e tal data poderá virar feriado nacional. O governo municipal também estuda a possibilidade de decretar feriado no dia em 23 de junho, uma segunda-feira, pois nesse dia haverá na cidade, às 13h, Holanda x Chile e, em Brasília, às 17h, Camarões x Brasil, jogo que fará as pessoas saírem antecipadamente do trabalho, gerando pico de congestionamento antes da hora usual. Os outros jogos acontecerão no dia 19 de junho – Uruguai x Inglaterra (16h), 26 de junho – Bélgica x Coreia do Sul (17h), 1º de julho – 1º Grupo F x 2º Grupo E (13h) e o último será no dia 09 de julho – Vencedor Quartas 3 x Vencedor Quartas 4 (17h).

Deixe um comentário

*