Sem sombra de dúvidas, essa é mais uma do Kassab. A cidade ficou um caos na semana passada e a responsabilidade é só do Kassab. A sua preocupação nos últimos quatro anos foi só criar um partido e para isso não mediu esforços e até assinaturas de pessoas que já haviam morrido foram colocadas na lista e, no final, o partido saiu. Grande vitória do Kassab, enorme derrota da capital de São Paulo que restou durante quatro anos sem prefeito e sem comando.
Ele fez uma lei maravilhosa: “vamos tirar os caminhões das marginais”, o trânsito está insuportável. É como na piada de “tirar o bode da sala”, mas o problema continua o mesmo, pois a verdadeira solução nem ousou resolver, porque o principal não são os caminhões, mas a falta de vias públicas.
A lei é fantástica, porém quando se cria uma lei dessas é preciso dar alternativas. Escalonar horários não é tudo, pois a cidade não gira toda na mesma hora e nem todos podem receber os produtos. Isso tudo acarreta sério aumento de custos a todos, pois além do horário noturno, que é mais caro, ainda seria necessário um número maior de empregados e cada empregado, dentro das atuais leis trabalhistas de 1943, representa um passivo para uma empresa.
Quando se cria uma lei dessas é preciso dar alternativas, criar novas vias, novas pontes, novos viadutos; fazer o que o Maluf fez. A situação é tão grave, que pouco importa os métodos, porque ele…, mas fazia; os atuais dizem que não…, mas…, e não fazem.
Se não fosse Maluf a cidade hoje seria o maior caos da história. Já imaginaram se não houvesse os túneis do Ibirapuera, a Roberto Marinho e outras? Imaginem a que chegamos: ter saudades do Maluf!
Que tristeza esse governo do Kassab! Nada de nada, nem creches, nem hospitais, nem CEUs, nem corredores de ônibus, nem pontes, nem avenidas.
Como exigir dos caminhoneiros o cumprimento da lei? Como eles vão deixar de usar as marginais, se não têm nenhuma alternativa? Irão trafegar através dos bairros, em ruas estreitas, sem saída, repletas de carros estacionados, com as pessoas transitando, em frente de escolas? Onde estariam os nossos nobres vereadores ao aprovarem essa lei, sem dar uma alternativa correta?
Claro que não aprovamos a greve na forma como foi feita, mas quem a provocou foi o Kassab. Ele é o responsável, e se ele não cuida da cidade, não cria alternativas de tráfego, não há como superar uma dificuldade como essa.
No início do ano, o prefeito chegou a declarar que tinha as verbas, mas não tinha projetos para realizar as obras contra as enchentes, e elas vieram e nada foi feito. O pior é que ele vai apoiar o Serra. Será um fardo para o Serra; olha, pode por o plano do PSDB a perder e o PT passar de galope, porque prestígio o Kassab não tem nenhum para ajudar alguém a candidatar-se. Só servirá para ampliar os espaços nos fatídicos horários de televisão e rádio, aumentando a raiva dos eleitores.