‘Liderança Cidade Líder’ – se encontra com Haddad

Sr. redator:
“Eu, Jotamar, representante da ‘Liderança Cidade Líder’, quero dizer que estamos trabalhando para obtermos boas notícias e já podemos ficar mais aliviados.

No dia 21 de outubro, em almoço na Casa Zé Leite, à convite do senhor José Carlos Medeiros da Silva e de Alessandro Guedes, que estão nos apoiando nesse movimento e fazendo um intercâmbio com o secretário de Obras, Roberto Nami Garibe Filho, tive a oportunidade de expor os nossos problemas e as nossas insatisfações sobre esse projeto de desapropriação para a passagem dos corredores de ônibus.

Relatei ao prefeito Fernando Haddad, à vice-prefeita Nadia Campeão e ao Garibe que a população está desesperada, com medo, deprimida e que o comércio está travado. Hoje ninguém mais quer investir. O comércio está perdendo com isso e podemos chegar a uma falência.  Além do desemprego que tudo isso poderá causar com as desapropriações.

Disse também que esse projeto não é a prioridade do nosso bairro, como mostrado em uma reportagem feita pela TV Gazeta, quando mostramos córregos sujos, contaminados de doenças, os lugares onde são desovados os veículos roubados, os lugares de drogas e outras desordens.

Disse também que nas avenidas Líder e Itaquera não há necessidade de desapropriação. São duas avenidas com três pistas largas com faixa exclusiva para corredores de ônibus. Na Avenida Itaquerinha também não há necessidade de desapropriar as casas dos moradores, pois há um terreno baldio ao lado, sem moradias e sem comércio, no terreno que fica atrás do estádio do Corinthians, para o uso do projeto e sem desapropriação.

Na Avenida Harry Dannemberg precisamos canalizar o Rio Verde para desafogar o trânsito no final da Líder e, no caso da Rua São Teodoro, uma alternativa é fazer uma nova avenida canalizando os rios e os córregos, começando na Praça 7, na Avenida Líder, atravessando a Harry Dannemberg, passando ao lado do Hospital Santa Marcelina e seguindo até a Jacu-Pêssego, com sentido único para o bairro, enquanto que a São Teodoro ficaria com sentido único para a cidade.

O secretário Garibe achou muito interessante e me pediu para fazer esse projeto, que marcaríamos uma nova reunião para discutirmos. Disse também que poderíamos deixar o viaduto para depois da conclusão dessas obras e deixando de desapropriar a São Teodoro, que encontra-se com um grande comércio já instalado há muitos anos, e aumentando o comércio nessa outra nova avenida com duas pistas ao lado desses córregos. Tudo com menos investimento e mais aprovação da população, e assim valorizando mais os bairros com acesso direto entre si.

Disse também que atrás da delegacia de polícia (DP 66) temos um rio precisando de obras de canalização e drenagem com a construção de avenidas e, da mesma forma, aumentando o comércio desses bairros dando acesso à Avenida Maria Luiza Americano com a Aricanduva e, assim, valorizando mais os bairros.

Falamos também sobre o viaduto que ligará a João XXIII com o Terminal Carrão, atravessando a Avenida Aricanduva com acesso à Avenida Itaquera.

Precisamos nos reunir com a população do Carrão para sabermos melhor o que seria viável e, com a aprovação dos moradores e comerciantes, discutirmos nessa mesma reunião.

Porém já conseguimos reverter as desapropriações das avenidas Líder e Itaquera. Não haverá mais as desapropriações nessas avenidas. Palavras do secretário Garibe e afirmado pelo prefeito Fernando Haddad.

Não me sinto ainda realizado, pois precisamos continuar unidos. Precisamos mudar o nosso bairro trazendo mais infraestrutura aos moradores e ao comércio, mas posso afirmar e garantir que a união de todos nesse movimento faz da ‘Liderança Cidade Líder’ um trabalho com respeito, transparente e com coerência, com diálogo e respeito com as autoridades. E digo a vocês: estamos no rumo certo com as nossas reivindicações.

Quero agradecer aos amigos e lideranças presentes que também apoiam esse movimento, ao presidente da CDL de Itaquera, o Roberto Manna, o subprefeito de Itaquera, o Mauricio, e ao meu amigo Zé Leite.”

Jotamar Aparecido Candido

Deixe um comentário

*