Lesão do cruzado anterior

Lesão do cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA) está localizado no centro da cápsula articular e fora da cavidade sinovial. Este ligamento quando se rompe coloca em risco a estabilidade desta articulação, podendo trazer consequências para as atividades da vida diária.

A articulação do joelho é uma das maiores e mais complexas estruturas do corpo humano, permitindo movimentos de flexão, extensão e rotação, e apresenta dois tipos de ligamentos cruzados: o ligamento cruzado anterior e o ligamento cruzado posterior. Os ligamentos recebem este nome por causa do trajeto onde eles se cruzam, por causa de suas estruturas onde realizam muitas funções, por exemplo, quando o joelho está estendido o ligamento cruzado anterior é estirado prevenindo assim a hiperextenção do joelho e quando o joelho está fletido o ligamento cruzado posterior é estirado prevenindo o deslizamento o deslizamento posterior da tíbia.

LESÕES
O ligamento cruzado anterior é uma estrutura sujeita a lesões, principalmente nos esportes. A lesão do LCA ocorre primordialmente nas atividades esportivas, mas também podem ser lesados em outras situações como dançar, tropeçar ou escorregar e também traumas mais graves como nos acidentes de automóveis ou de motos, em outros esportes também como no vôlei ou basquete, mas no futebol é encontrado o maior número de lesões. No geral são esportes que envolvam contato, desaceleração, mudanças de direção, saltos e aterrissagem.

ESTALIDO AUDÍVEL
Os sinais e sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mas é comum haver um estalido audível pelo próprio paciente, a dor geralmente é intensa com dificuldade para apoiar o pé no chão e o inchaço geralmente ocorre em todos os casos, normalmente há limitação para esticar ou dobrar a articulação.

O tratamento pode ser cirúrgico ou conservador (fisioterapia), que tem como objetivo a melhora da dor, a diminuição do inchaço e o restabelecimento da amplitude articular do joelho, além de outras técnicas para o alongamento e fortalecimento.

Dr. Edimilson Marton – especialista em RPG – Crefito 12.346/F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 e 3628-2129

Deixe um comentário

*