Na última quinta-feira, 8, o prefeito Gilberto Kassab comemorou o aniversário de seis anos do Programa Rede de Proteção à Mãe Paulistana e a marca de quase 630 mil partos realizados nesse período. Durante visita ao Hospital Municipal Cidade Tiradentes, Kassab falou sobre o programa, e entregou enxovais para quatro mães.
“Além do acompanhamento pré-natal, providenciamos um parto digno, enxoval para os bebês, atenção especial para a criança no primeiro ano de vida e atendimento pós-parto para a mãe”, afirmou o prefeito.
CONSULTAS E EXAMES
O programa foi implantando em março de 2006 com o objetivo de acompanhar as gestantes e seus filhos desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê. Cerca de 98% das gestantes inscritas no programa foram assistidas até o final da gestação.
Em seis anos, 625.856 partos foram realizados, além de 3,8 milhões de consultas, 4,8 milhões de exames e 680 mil ultrassonografias. Getantes são atendidas em 439 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 23 Ambulatórios de Especialidades (AE) e em 37 hospitais.
MENOS MORTES
A estrutura que foi criada pelo programa permite ainda um vínculo entre a gestante e unidade de saúde. Os exames de Triagem Neonatal (retinopatia da prematuridade) e da Triagem Auditiva Neonatal Universal evitaram ao menos 105 casos de cegueira e 139 de surdez e possibilitaram tratamentos precoces.
“Em seis anos conseguimos ter resultados muito expressivos como a redução de 30% na mortalidade materna por hipertensão e reduzimos também a mortalidade infantil em todas as regiões”, explicou o secretário municipal de Saúde, Januario Montone.
TRANSPORTE
Para que as futuras mamães não faltem às consultas e aos exames a Prefeitura oferece o bilhete de transporte gratuito. Até agora, foram emitidos cerca de 590 mil bilhetes e distribuídos mais de 557 mil enxovais, que contêm uma bolsa, um cobertor, uma toalha, dois macacões curtos, dois macacões longos, dois bodies, dois culotes, um casaco com capuz e quatros pares de meias.