ITAQUERA-GUAIANASES – Desapropriações atrasam obras

ITAQUERA-GUAIANASES – Desapropriações atrasam obras

Parte importante das obras de interligação entre Itaquera e Guaianases, entre outros bairros, está atrasada e muitos moradores estão impacientes, pois esperam pelas mudanças há anos.

A transposição entre os bairros encontra diversos gargalos no trânsito, pois as avenidas se estreitam em alguns pontos, como a Nova Radial, após o conjunto José Bonifácio, e a Estrada Itaquera-Guaianases para quem vem da Avenida Salvador Gianetti, em Guaianases.

“ILHADOS”
O bairro de XV de Novembro e outros próximos ficaram “ilhados” desde a construção da Nova Radial, pois como não há a estação de trem, as pessoas perderam o ponto de passagem. Quem está de carro sofre também, já que não existem alças de acesso ou túneis para se chegar às regiões de Itaquera ou ao centro de Guaianases, por exemplo.

ATRASO
O morador Jurandir Vicente Silva cobrou uma postura mais firme da Prefeitura, pois, segundo ele, quando perguntou sobre as obras de construção do Viaduto de Guaianases, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informou que elas começariam em 2014. No entanto, o ano acabou e agora, no início de 2015, ainda não existe nada de concreto. Elizabete Lima, moradora do bairro Inácio Monteiro, disse que fica horas presa no trânsito para chegar a Itaquera de ônibus. “Quando chove forte prefiro nem sair, porque tanto a região do José Bonifácio quanto o centro de Itaquera, alagam”, salientou.

Outro morador ressaltou que a implantação da ligação da Estrada de Poá com a Rua Salvador Gianetti se faz necessária e urgente já que só há uma entrada e uma saída em Guaianases.

Moradores esperam pela canalização do córrego Verde até a Avenida Campanella

Moradores esperam pela canalização do córrego Verde até a Avenida Campanella

INFORMAÇÕES
No ano passado a reportagem deste semanário entrou em contato com a Siurb e obteve informações acerca de obras para Itaquera e Guaianases. Em março de 2014 a secretaria divulgou que a construção da passagem inferior Inajar-Guaçu estava em andamento. Da mesma maneira, a canalização do córrego Verde, no trecho da Avenida Jacu-Pêssego até a Avenida Campanella, com extensão de cerca de 300 metros, havia sido iniciada. Quanto ao Viaduto de Guaianases, estava em detalhamento de projeto. Com relação aos pontilhões das ruas Boaventura e Quinta de São Miguel, assim como as obras das ruas Monsenhor Agnelo e Damásio Pinto, aguardavam desapropriações.

O OUTRO LADO
A partir dos dados de 2014, a Gazeta da Zona Leste voltou a interpelar a Prefeitura no sentido de atualizar as informações, principalmente sobre a continuidade de algumas obras e o início de outras. Sobre os questionamentos feitos, a Siurb encaminhou a seguinte resposta: “As obras da Radial Leste estão aguardando a finalização das desapropriações necessárias para a continuidade das mesmas. As desapropriações dependem do poder judiciário e ainda não foram concluídas”.

Deixe um comentário

*