A campanha popular que começou nas redes sociais para nomear a bola da Copa de Gorduchinha, em homenagem ao ex-locutor Osmar Santos, parecia ter acabado com anúncio da ‘Brazuca’, bola oficial do mundial, produzida pela Adidas.
Porém, a concorrente Penalty viu na Gorduchinha a oportunidade de homenagear o Pai da Matéria e também o povo brasileiro. É o que afirma Paulo Ricardo Oliveira, CEO da Penalty, “Resgatamos o projeto em outubro, já que a bola tem tudo a ver com o momento. Toda a campanha acontece por causa do Osmar, que é um ícone do esporte brasileiro”, relata.
O movimento Gorduchinha foi iniciado em 2013 por amigos pessoais de Osmar Santos e ganhou repercussão quando uma agência de marketing esportivo assumiu a campanha. “Desde o primeiro contato com a campanha, tínhamos certeza de que seria um sucesso. O carisma do Osmar e o apoio popular eram incríveis. O nosso desafio foi fazer a homenagem virar uma marca e se tornar conhecida nacionalmente apenas pelas redes sociais” afirma Thales Mendes, sócio diretor da TK1O Marketing Esportivo Interativo.
O anúncio da bola genuinamente brasileira não poderia ter tido aceitação melhor. Após a divulgação oficial da Penalty, internautas não pouparam elogios à atitude e sensibilidade da empresa nas redes sociais.
“Quando as pessoas sentem que foram ouvidas, elas abraçam a causa e fazem questão de enaltecer. O plano é mantermos a essência de comunicação que construímos ano passado e potencializa-la com os valores da Penalty.”, diz Thomaz Monteiro, também da TK10, sobre a aceitação popular e o rumo da campanha.
A Gorduchinha, que atende ao exigente padrão FIFA (Federação Internacional de Futebol), será a bola oficial dos em 14 dos 27 campeonatos estaduais, incluindo Gaúcho, Mineiro e Paranaense, e também estará presente nas Séries B e C do Campeonato Brasileiro.