“Os trabalhos estão indo bem. A ampliação da unidade, que atende agora em dois endereços, próximos entre si, ajudou, e muito, a melhorar o atendimento”. As palavras são do dr. Ricardo Coutinho do Amaral, diretor do hospital público veterinário aberto há menos de um ano no Tatuapé.
Voltado exclusivamente ao atendimento de cães e gatos, a primeira unidade está localizada na Rua Professor Carlos Zagotis, 3. Lá as pessoas retiram a senha, fazem a ficha do seu animalzinho de estimação e passam pela triagem. Também são efetuados exames de Raio-X e os atendimentos marcados com o cardiologista, oftalmologista e odontologista.
No segundo endereço, na Rua Serra de Japi, 168, são realizados os exames de ultrassom, os atendimentos clínicos, as consultas com endocrinologista, neurologista, ortopedista e dermatologista. Também há dois centros cirúrgicos para realização de cirurgias gerais, de tecidos moles e oncológicas, espaço para internação e um laboratório de análises clínicas e patológicas.
AVALIAÇÃO
“Estamos tendo uma avaliação bem positiva das pessoas que nos procuram. Fazemos um trabalho social e quem não pode pagar tem a opção de tratar e salvar seus bichinhos de estimação”, observou Amaral.
O diretor revelou ainda ter sido necessário realizar um mutirão de emergência devido ao grande número de casos de câncer de mama diagnosticados. “Ainda há animais na fila de espera para a cirurgia, mas o atendimento está praticamente normalizado.” Entre as intercorrências que mais levam as pessoas a procurarem o hospital veterinário estão tumor de mama, acidentes, doenças diversas, inclusive de pele.
Desde a sua abertura, no dia 2 de julho de 2012, até fevereiro deste ano, já passaram pela unidade mais de seis mil animais. Por dia são oficialmente distribuídas 30 senhas, mas este número acaba sendo superado devido aos casos de emergência.
ADMINISTRAÇÃO
A Anclivepa-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo) está responsável pela administração do hospital, em parceria com a Prefeitura. Aberto de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, a média de atendimento nas primeiras semanas de funcionamento do hospital ficou em torno de 50 a 70 por dia; depois, passou para cerca de 100.
“Não vamos negar atendimento a nenhum animal, mas gostaria de pedir para que só nos procure aquelas pessoas que verdadeiramente não podem bancar os procedimentos veterinários, para de fato darmos a mesma oportunidade de tratamento de ponta aos animais das famílias menos favorecidas”, destacou a colaboradora do hospital, Sheila de Freitas.
“Nosso objetivo é ajudar as pessoas que não têm condições de bancar um pronto-atendimento para o seu animal de estimação, assim como uma cirurgia ou até mesmo uma consulta clínica, dermatológica, ortopédica ou odontológica. Nosso público-alvo inclui, inclusive, as ONGs que tiram das ruas animais abandonados e os animais de pessoas que moram nas ruas. Trata-se de um trabalho estritamente social”, frisou o diretor Amaral.
SERVIÇO
O telefone do Hospital Público Veterinário é o 2667-7804. As senhas para organizar os atendimentos clínicos são distribuídas no período da manhã.
Maravilhosa notícia. Continuem crescendo e dando mais atendimento aos nossos queridos bichinhos. Parabéns à GAZETA DO TATUAPÉ, pela divulgação.