Haicais em exposição

Haicais em exposição

Durante sua trajetória como escritor, o poeta Guilherme de Almeida (1890-1969) teve uma forte ligação com a cultura oriental. Por causa disso, a Casa Guilherme de Almeida,  realiza, em parceria com a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, a mostra bilíngue “Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros”, até o dia 22 de maio. A entrada é gratuita.

A exposição traz painéis com haicais e tancas de diversos autores, brasileiros e japoneses radicados no País, integrantes de grupos que se reúnem em diferentes locais para a criação de poemas. Parte dos poemas foi composta originalmente em português (caso dos autores brasileiros) e vertida ao japonês; a outra parte foi escrita em japonês e, depois, traduzida para o português.

O haicai – originado do tanca, composto de cinco versos – é uma espécie de poema breve, tradicional na cultura japonesa, que procura registrar a percepção de um “momento privilegiado”, normalmente relacionado ao meio-ambiente e às estações do ano.

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Atende escolas mediante agendamento. Local: Rua Macapá, 187, Pacaembu. Mais informações pelo telefone 3672-1391.

Deixe um comentário

*