Futebol – Times e jogadores que fizeram história

Futebol – Times e jogadores que fizeram história

No País do futebol, é difícil conhecer alguém que não se interesse pelo assunto. Seja criança, jovem, adulto ou idoso, a maioria das pessoas estão antenadas nesse esporte que é paixão nacional. E no Tatuapé, o futebol fez história, uniu familiares, moradores e times vizinhos. Clubes como Sampaio Moreira, Ipiranga, Cruzeiro do Sul, Sete de Setembro, XIX de Maio, 1º de Maio, Califórnia, Tabacow, Azevedo Soares, entre tantos outros, nasceram no Tatuapé e lançaram vários atletas que brilharam por décadas nos campos do bairro.

Foi nos anos 1950 que os times paulistanos começaram a ganhar força no cenário do futebol. E mesmo os que não faziam parte da elite do esporte, denominados por times de várzea, tinham a mesma responsabilidade com a torcida e faziam bonito em campo. “Antigamente, os jogadores da várzea batiam os grandes clubes. Ganhávamos a maioria das partidas, em relação aos grandes clubes, como o do Corinthians, por exemplo”, contou o tatuapeense e ex-jogador, Amadeu Machado.

SETE DE SETEMBRO
Jogador desde criança, Machado foi campeão por quatro vezes dos torneios que aconteciam na região, jogando como centro-avante do Sete de Setembro, time que atuou de 1943 a 1959. “O Sete de Setembro era considerado como o maior time da Zona Leste. Vesti a camisa do time por 16 anos, até que com 30 anos de idade, machuquei o joelho e tive que parar de jogar”, contou o ex-jogador que foi homenageado pela carreira no time, no último dia 7, durante a festa de aniversário de 82 anos de fundação do Sete de Setembro.

Mesmo sendo o homenageado da festa, Machado fez questão de lembrar de seu companheiro de time, o jogador português Manequinho. “Ele foi um grande craque de bola, jogava muito. Ele me falava: Amadeu está zero a zero, você não está vendo? Aí eu ia, batia e ele finalizava”, lembrou, ressaltando também que poucos tinham a sorte de conseguir ser titular de um time. “Só os melhores podiam jogar”.

IPIRANGA FC
O Ipiranga Futebol Clube, fundado em 1955, descobriu vários craques do bairro. “Nós participávamos de campeonatos, disputávamos com times de vários bairros, jogamos até contra um time espanhol e vencemos por 1×0”, contou Antonio Rondão,  conhecido por Nenão, ex-jogador da posição centro-médio do Ipiranga Futebol Clube.

O “Ipiranguinha”, assim chamado carinhosamente pelos sócios e frequentadores, hoje em dia apenas realiza campeonatos de bocha, outro esporte muito praticado no bairro. “Não temos mais quadras, então não acontecem mais partidas de futebol pelo clube, mas os ex-jogadores e moradores jogam bocha e participam de vários torneios municipais”, contou Silas Lima Franco, morador do bairro há 60 anos.

AONDE TEM FUTEBOL
Atualmente, o cenário do futebol é muito diferente se comparado ao de outras décadas. A maioria dos clubes existentes no bairro não sobrevivem mais do esporte. “O bairro cresceu e se estabeleceu, os campos não existem mais e muitos clubes perderam os terrenos, que hoje dão lugares a prédios”, enfatizou Silas.

Os ex-jogadores contam que apenas os times Cruzeiro do Sul Futebol Clube, 1ª Primeiro de Maio Futebol Clube e  Esporte Clube Sampaio Moreira ainda têm futebol.

SAMPAIO MOREIRA
O Sampaio Moreira Futebol Clube, fundado em 1929, atualmente participa da Liga Paulistana de Futebol Amador, realizada pela Federação Paulista de Futebol. O time disputa a taça contra outras equipes da Zona Leste e demais distritos da capital paulista. O vencedor do campeonato tem acesso a Copa Kaiser, campeonato de futebol amador, que prioriza os times de bairro, conforme explicou o secretário do clube, Alcides Soares. “Quem se classifica na Liga, tem direito a participar da Copa Kaiser e estamos a caminho do campeonato”, disse.

1º DE MAIO
Dono da melhor campanha da Copa Kaiser de Futebol amador 2013 e vencedor dos Jogos da Cidade, campeonato realizado Prefeitura de São Paulo, o 1º de Maio, fundado em 1938, mostra porquê é um dos únicos times do bairro que ainda tem futebol. Nelson Madureira, que faz parte da comissão de futebol do time, conta que o 1º de Maio vem fazendo uma bela campanha e está próximo de chegar a final da Copa Kaiser. O time venceu por 3×2 na última partida contra o Napólis, de Vila Industrial. “Estamos entre os 12 primeiros da chave.” Além desse campeonato, com a vitória nos Jogos da Cidade, o 1º de Maio terá a chance de disputar o campeonato municipal em dezembro.

Deixe um comentário

*