Fotógrafa expõe em muros da Mooca no dia 22

Fotógrafa expõe em muros da Mooca no dia 22

Depois de mais de 3 anos de história, e de grandes exposições dentro e fora do Brasil, as fotografias de um muro e seu entorno, no tradicional bairro da Mooca,  vão voltar ao seu lugar de origem.

O evento artístico ‘De Volta ao Muro’ é um convite para pensar sobre os possíveis desdobramentos de um ensaio fotográfico. A história do projeto instiga outros fotógrafos ou artistas visuais, que tem a cidade como referência, a pensar seu processo de criação.

Em 2015 a fotógrafa Malu Mesquita, moradora do bairro da Mooca, percebeu que a paisagem urbana de uma rua, próxima à sua casa, mudava a cada vez que ela passava pelo local.

O cenário onde é construído essa narrativa visual é composto por um muro, uma calçada e objetos domésticos deixados na rua. A partir de um enquadramento frontal, a fotógrafa passou a registrar essa paisagem e a constante transformação da cena.

Assim nasceu o projeto que fala muito sobre como a fotografia pode ser pensada nos dias atuais. Malu fotografava e, instantaneamente, publicava na sua conta no Instagram. Além da foto, era colocado uma frase, criação da fotógrafa, ou parte de uma poesia ou referência literária. Um pequeno texto que dialoga com a cena de abandono presente na imagem.

Outro desdobramento do projeto foi a colagem, em abril deste ano, de duas fotos nos restos de um dos muros mais famosos do mundo, o muro de Berlim. Como parte de uma interferência urbana chamada de “Um Muro ao Outro”. 

Malu fará uma colagem de dezenas de imagens, impressas em tamanhos de 1 metro x 1 metro, no muro que deu origem a toda esta história. Além da intervenção artística, os participantes poderão acompanhar um bate-papo sobre fotografia com o curador Renato Negrão, e se juntar a saídas fotográficas pela rua e praça que fica na frente do muro.

 LOCAL – Rua São Nicásio, altura do número 300 – Mooca, São Paulo.

DATA – 22 de Setembro de 2018

HORA – A partir das 11h

Deixe um comentário

*