Fim da Espera – Planetário do Carmo é reaberto

Fim da Espera – Planetário do Carmo é reaberto

A Prefeitura reabriu, no dia 8 de maio, o Planetário do Carmo. Fechado desde 2007 e localizado na Rua John Speers, 137, Itaquera, o prefeito Fernando Haddad ressaltou que foram feitos todos os reparos necessários para a sua reabertura. “Nós estamos seguros de que estamos devolvendo o planetário em condições de funcionar por muitos anos, sem interrupções.”

Com uma área de 1.750 metros quadrados, o prédio possui uma cúpula de 20 metros de diâmetro e sala de projeção com capacidade para 230 lugares. As poltronas em posição unidirecional permitem que os usuários visualizem a representação do céu visto da terra em qualquer época e latitude do planeta.

Na cúpula, as estrelas são representadas por meio de 9.000 pontos de fibra ótica. Além disso a precisão de detalhes da projeção é garantida por 109 lentes. “As estrelas têm uma cintilância diferente, por termos um equipamento muito avançado. Além do projetor no meio, temos projetores nas laterais e animações”, explica Mônica Borba, diretora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz (Umapaz), responsável pelo espaço.

Há ainda um celóstato para observação do Sol, sala de aula, espaço para exposições, uma esplanada cósmica e atividades monitoradas.

ATENDIMENTO

O atendimento ao público em geral será feito aos sábados e domingos, às 10h, 12h, 15h e 17h, com a distribuição de senhas uma hora antes da sessão. A faixa etária para entrada é a partir dos 5 anos.

Salas e outros ambientes foram entregues durante a reinauguração do espaço

Salas e outros ambientes foram entregues durante a reinauguração do espaço

Nos meses letivos de março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, as sessões para escolas acontecerão de quarta a sexta, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Para agendar é necessário entrar em contato através do agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br.

O atendimento preferencial será feito da seguinte forma: 11 senhas para pessoas com deficiência mais 11 para acompanhantes e 4 locais para cadeirantes; 11 senhas para gestantes, obesos e idosos (mediante apresentação de documento de identidade) mais 11 para acompanhantes. Todos os atendimentos prioritários têm direito a um acompanhante. Caso as vagas preferenciais não sejam preenchidas, as senhas serão distribuídas ao público cinco minutos antes da sessão.

ANÚNCIO

Em janeiro deste ano, a reportagem da Gazeta da Zona Leste publicou a declaração de Fernando Haddad sobre a inauguração do Planetário do Carmo neste semestre. “A ideia é que até abril ele esteja novamente em funcionamento.”

Diante da informação a equipe entrou em contato com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que completou reforçando que a reforma continuava compreendendo reparos nas cúpulas – impermeabilização – com a reforma dos pisos, forro, gradil, pintura, revisão das redes elétrica e hidráulica, dos equipamentos de transmissão de dados – projetores, ar-condicionado, elevadores e manutenção das poltronas.

PROCESSO

Construído em 2005 por meio de uma compensação ambiental entre a então empresa Telefônica e a Prefeitura, o Planetário do Carmo precisou fechar suas portas 11 meses após a sua abertura, por problemas estruturais.

Depois de anos desativado e com a conclusão da manutenção de seu projetor e de reformas realizadas pela Prefeitura, o espaço foi reaberto em caráter experimental entre agosto de 2012 até janeiro de 2013, apenas com atividades voltadas a estudantes. Mas logo em seguida voltou a paralisar as suas atividades. Desta vez por problemas relacionados a vazamentos.

Desde o início a reportagem desde semanário vem acompanhando o processo. Em um dos contatos com a secretaria no ano de 2014, uma das publicações chegou a informar que o espaço de astrofísica poderia ser reaberto no mês da Copa, em junho de 2014. Em outro momento, chegou-se a cogitar a possibilidade de reabri-lo em novembro do mesmo ano.

Deixe um comentário

*