Dicas para abandonar o cigarro

Dicas para abandonar o cigarro

Quem nunca elaborou uma lista de metas a serem cumpridas no próximo ano? E quantas pessoas chegaram ao término do ano com todos os planos alcançados? Com a chegada de 2013, muitos almejam uma nova colocação profissional, aquisição de bens, um novo amor, viagens, crescimento pessoal e profissional. Muitas vezes parar de fumar é o líder desse ranking de metas.

A responsável pelo Serviço de Psicologia do HCor – Hospital do Coração em São Paulo e coordenadora do Programa de Cuidado Integral ao Fumante, a psicóloga Silvia Cury Ismael, explica que, para parar de fumar, a pessoa precisa primeiro estar consciente de que o cigarro faz mal e ter o desejo de abandonar esta dependência química.

Depois, precisa se programar para fazer isto em uma época não tumultuada. O fim de ano não é a melhor data, pois há muitas festas e bebidas que tiram a pessoa do seu ritmo normal e pode ser frustrante a recaída, tirando a coragem de começar de novo. Portanto, é melhor o fumante se programar para o próximo ano. Desta forma, terá mais chances de conseguir alcançar o seu objetivo.

OBJETIVIDADE
Segundo a psicóloga, não basta apenas querer acabar com esta dependência no próximo ano, se o desejo não for plausível, pensado de forma objetiva e realizado por etapa. “Nesse período, as pessoas sentem necessidade de evoluir e conquistar metas como emagrecer, aderir à prática de exercícios, mudar o visual e parar de fumar. A maioria dos fumantes no Brasil pensa em parar de fumar, mas não consegue. Sabemos que abandonar o cigarro é difícil, mas para quem deseja mudar este hábito há tratamentos que o auxiliam”, afirma.

ASSOCIAÇÕES
Para quem já faz plano de tentar parar de fumar, é importante repensar a rotina e quebrar as associações que existem entre o fumo e a tarefas diárias. É necessário planejar atividades para colocar “no lugar do cigarro”. Sendo assim é importante mudar a rotina e buscar atividades diferentes que ofereçam prazer e lazer sem o cigarro.

“O fumante fica dependente da nicotina, considerada uma droga. É uma substância poderosa, pois atinge o cérebro em poucos minutos. É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis. Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns sentem mais desconforto e outros não sentem nada.

Mas não desanime, tudo isso vai desaparecer em algumas semanas”, acrescenta a dra. Silvia Cury Ismael.

DICAS
Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só; tome água quando tiver vontade de fumar; procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente; modifique sua rotina o máximo possível; faça exercícios regularmente; procure não substituir o cigarro pela comida; escove os dentes logo após as refeições. Pratique relaxamento e exercícios de respiração; tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde; e procure ajuda de especialistas se não conseguir parar sozinho.

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