Desidratação – Risco em qualquer estação do ano

Desidratação – Risco em qualquer estação do ano

Quando se fala em hidratação, boa parte das pessoas logo pensa em verão, sol e calor. E é aí que mora o perigo. Em estações como inverno e outono, épocas mais frias do ano, é mais fácil esquecer de ingerir líquidos.

“O nosso organismo é composto por cerca de 70% de água e a perdemos, naturalmente, por meio da transpiração, da urina, das fezes e até da respiração”, explica Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Por isso, a hidratação vai além da estação do ano. “A falta de ingestão de água e isotônicos naturais pode levar à desidratação grave, causando tontura, desmaios, confusão mental e até o comprometimento no transporte de vitaminas e minerais no organismo”, alerta a especialista.

A boa notícia para aqueles que não têm o costume de ingerir líquidos é que a água de coco é uma ótima fonte de hidratação, já que é uma bebida leve, refrescante e de baixa caloria. Ela é composta, basicamente de 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitamina C e minerais, como potássio, fósforo e sódio.

A nutricionista explica ainda que os principais benefícios da água de coco para o organismo são a reposição de minerais, principalmente após a realização de atividades físicas e também em dias quentes; e no auxílio da hidratação da pele.

“Outra função muito importante da bebida é que ela funciona como um soro natural e pode ser utilizado em situações de diarreia, por exemplo, para evitar a desidratação”, completa Bassi.

Deixe um comentário

*