Fundo irá financiar empresas que investirem na Z. Leste

Fundo irá financiar empresas que investirem na Z. Leste

Até o dia 16 de maio, microempreendedores das regiões de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Miguel e São Mateus poderão se inscrever e fazer parte da seleção do projeto Fundo Zona Leste Sustentável (FZLS).

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento local, incentivar a autonomia e o protagonismo de microempreendedores por meio de repasse financeiro, que pode chegar até R$ 25 mil, além de capacitação e acompanhamento técnico do empreendimento pela rede de parceiros do Fundo – Universidade Cruzeiro do Sul, Senac-SP, Sebrae-SP, Instituto Alana e Fundação Tide Setubal.

As propostas deverão ser enviadas por meio do site www.zlsustenta.org.br onde será possível acessar o edital completo, as etapas de seleção e os documentos necessários para inscrição.

PROJETOS
Este ano a escolha dos empreendedores acontece em dois tempos.  Na primeira, com resultado a ser divulgado em 12 de junho. Trinta projetos serão escolhidos para um curso exclusivo ministrado pelo Senac entre julho e outubro.  A partir da apresentação do plano de negócios, ao final do curso, serão escolhidos os microempreendedores que receberão o aporte financeiro e técnico para investirem em seus empreendimentos.

PRÉ-REQUISITOS
Para o empreendimento ser selecionado é preciso demonstrar vínculos claros com a Zona Leste, comprometimento com métodos e práticas sustentáveis, características favoráveis a transferências de conhecimento para outros empreendedores, vínculos com economia solidária, promoção da igualdade social, participação de jovens e mulheres como protagonistas na concepção, execução e gestão do empreendimento; além de coerência e viabilidade técnica do projeto.

FORNECEDORES
O Fundo financia até 70% do valor do projeto e, em contrapartida, os empreendedores se comprometem em privilegiar a contratação de moradores e fornecedores da Zona Leste. Caso o empreendimento seja informal, também é necessária a regularização no prazo máximo de seis meses após a publicação do resultado do edital.

Em três edições, o FZLS investiu 710 mil em 27 projetos de diversos segmentos como sustentabilidade ambiental, alimentação, confecção, vestuários e acessórios de moda, informática, comunicação e marketing. Em 2014, serão investidos, ao total, 200 mil em todos os projetos.

HISTÓRIA
O FZLS foi criado em 2010 e apoia, atualmente, 27 empreendedores de diversos segmentos. Promove capacitação técnica e administrativa, além de aporte financeiro. Entre as instituições parceiras do Fundo estão: Associação Comercial de São Paulo (ASCSP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades-USP (EACH), USP Leste, Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Fundep, Instituto Alana, Instituto Votorantim, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP), Subprefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cruzeiro do Sul.

Deixe um comentário

*